Usando a arte para ensinar as letras do alfabeto às crianças da pré-escola

Escrito por steve johnson | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
Usando a arte para ensinar as letras do alfabeto às crianças da pré-escola

O alfabeto pode ser ensinado de maneira criativa e artística

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Toda criança em idade escolar conhece uma melodia que as ajuda a memorizar o alfabeto. Os projetos de arte e atividades também podem ajudar as crianças da pré-escola a aprender o ABC de forma mais rápida e fácil. A maioria das crianças assimila melhor os conhecimentos e informações se fizerem atividades diversificadas, diferentes das aulas tradicionais com papel e caneta. Com a combinação correta de métodos de ensino e brincadeiras, os alunos da pré-escola terão aulas divertidas para aprender o alfabeto.

Outras pessoas estão lendo

Colagem

Uma maneira eficiente de ensinar o alfabeto a crianças em idade pré-escolar é associar cada letra a um objeto comumente usado em casa, ou a um animal interessante. Para este primeiro projeto de arte, peça aos alunos para trazerem para a escola revistas com assuntos de casa ou de animais. Imprima as letras em tamanhos grandes e recorte-as. Em sala, peça aos alunos para procurar nas revistas objetos que comecem com a letra que estiver sendo estudada. Para a letra "A", deverão procurar gravuras de avião, anjos, amigos. Quando as crianças encontrarem estas gravuras, ajude-as a recortá-las e colá-las em uma folha grande para fazer um mural com as colagens. Coloque a letra no topo da colagem e deixe o trabalho exposto na parede. Repita este projeto para todas as letras do alfabeto.

Modelos modelados

Providencie para os alunos, massa de modelar de cores variadas. Imprima uma letra grande em um papel branco e mostre para toda a classe. Peça às crianças para tentar imitar o formato da letra com a massa de modelar. Para deixar o projeto mais interativo, divida os alunos em grupos de três e peça para que enrolem a massa em formato de cordas e "cobras". Reúna a modelagem das cordas de cada grupo de alunos para formar a letra.

Álbum de recortes do alfabeto

Para um projeto de arte de longo prazo, ajude os alunos a criar um álbum de recortes, dando a eles uma pasta com encaixes e mais 26 folhas de papel. Imprima ou cole uma letra do alfabeto no topo de cada página. Em cada página, peça aos alunos para desenharem qualquer coisa que lembrem e que comece com aquela letra. Eles também podem colocar adesivos nas páginas ou colar gravuras atuais que comecem com as letras — contanto que não deixem o livro muito volumoso. Por exemplo, a letra "T" pode ser representada por um trator ou um tatu.

Cortina do alfabeto

Peça aos alunos para desenharem ou recortarem de revistas, imagens que correspondam à letra do dia. Eles deverão colar estas gravuras em pequenos círculos de papelão. Assim que a cola secar, coloque estas imagens ao longo de toda a extensão de um fio de náilon para fazer uma decoração suspensa. Você pode usar uma fita adesiva para colar os círculos. Pendure os desenhos por cima de uma janela para fazer um cortina do alfabeto.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media