×
Loading ...

Como uma usina termoelétrica a óleo funciona?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Usinas termoelétricas utilizam combustíveis fósseis como o carvão ou o petróleo para gerar eletricidade (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Como uma usina termoelétrica funciona?

Todas as usinas termoelétricas convertem a energia térmica em energia mecânica, que por sua vez, é convertida em eletricidade. Isso é feito utilizando o calor para evaporar a água, que é direcionada na forma de vapor até a turbina. O vapor gira as pás da turbina, convertendo o calor em energia mecânica. Isso roda o gerador, que cria a eletricidade.

Loading...

A usina que funciona com óleo

Usinas elétricas que queimam óleo para produzir eletricidade são chamadas de usinas movidas a óleo. Elas não são diferentes em princípio geral e de funcionamento das suas primas que utilizam combustíveis fósseis, como as movidas a carvão e a gás natural, sendo que são até mesmo similares às usinas geotérmicas e nucleares em alguns aspectos.

Outros designs movidos a óleo

Outro modo de utilizar o óleo e outros produtos do petróleo para gerar eletricidade é através do motor de combustão interna, que funciona convertendo o potencial explosivo do petróleo queimado e seus derivados diretamente em energia mecânica, que então é utilizada para rodar um gerador. Uma versão desse sistema que queima gasolina está presente em todos os motores automotivos convencionais no mundo. Geradores com motores de combustão movidos a óleo são comuns quando um gerador fixo é necessário, porém a demanda de energia é muito pequena para justificar uma turbina de vapor.

Loading...
Loading ...
Loading ...