on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O uso do ácido muriático como removedor de tinta de madeira

O ácido muriático é uma forma de ácido bastante forte, usado para remover tinta e entalhes. Ele é geralmente muito forte para ser usado na madeira. Contudo, sob as circunstâncias corretas e a diluição apropriada, é possível usar esse composto como removedor de tinta na madeira.

O ácido muriático pode ser usado para remover tinta de madeiras (furniture image by Luisafer from Fotolia.com)

Precauções

O ácido muriático é um tipo de ácido comumente utilizado para remover tinta de tijolos e concreto. Usá-lo para retirar verniz e tinta da madeira não é recomendado por causa da natureza extremamente forte desse composto, fazendo com que ele possa arrancar pedaços irreparáveis do material. De acordo com estudos, o ácido muriático não é compatível com madeira. Contudo, se o processo for feito corretamente, ele pode ser usado para remover acabamentos e tintas da madeira em condições extremas, quando nada mais estiver disponível. Sempre tome cuidado extremo quando for trabalhar com o ácido, já que ele é igualmente corrosivo à pele.

Loading...

Uso

A única maneira de se usar o ácido muriático na madeira é diluindo-o e usando-o rapidamente. Dilua qualquer solução desse composto para uma concentração de 10%. Em outras palavras, misture uma parte de ácido com nove partes de água. Tenha um balde de água de enxague ao alcance das mãos, antes de usa-lo. Mergulhe uma escova na solução e esfregue-a sobre a superfície da madeira. O acabamento deve começar a ser removido imediatamente. Logo depois de aplicar o ácido, pegue um pano molhado e remova o restante da solução. O acabamento deve sair junto com o ácido. Se, e somente se, ações rápidas forem tomadas nesse método, é seguro utilizar o ácido muriático sobre a madeira. Se esse composto parecer ineficaz na remoção, então aumente gradativamente a concentração de ácido até que se obtenha os resultados desejados.

Conservação

O ácido muriático também é usado para a conservação da madeira. Isso é apenas recomendado para madeiras rígidas, como carvalho, cerejeira ou bordo. Madeiras mais maleáveis não podem receber a aplicação de ácido muriático. Uma vez que o material foi lavado, ele pode ser colocado em um banho de solução feita com uma parte de ácido e nove partes de água. A madeira deve ficar de molho por dois a quatro dias na solução. A madeira deve, então, ser enxaguada por mais três a cinco dias, sobre uma corrente de água, por exemplo, para que os traços de ácido sejam eliminados. Esse tratamento pode ajudar a preparar a superfície para receber novas resinas e vernizes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...