Uso adequado do cinto de levantamento de peso

Escrito por andy osborne | Traduzido por laís ferenzini
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Uso adequado do cinto de levantamento de peso
Os cintos de halterofilismo tradicionais são comumente feitos de couro pesado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os cintos de levantamento de peso são amplamente utilizados por atletas e os entusiastas do fitness. O uso é recomendado ao fazer determinados exercícios, tais como o agachamento com peso de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), dos Estados Unidos. Saber a maneira correta de usar um cinto de levantamento de peso é essencial para maximizar a sua eficácia. Usado corretamente, ele também ajuda a evitar a lesão nas costas.

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Posicionamento adequado

Os cintos de halterofilismo tradicionais são comumente feitos de couro pesado com laços para fixá-los ao corpo, enquanto cintos feitos de material sintético têm muitas vezes tiras de velcro. De acordo com Dave Bercades, da Universidade de Oregon, nos EUA, ambos os tipos atingem a finalidade. Quando colocar o cinto de levantamento de peso, centralize o lado mais largo de maneira uniforme na região lombar ou parte inferior das costas. Fixe-o apenas nesta área -- o cinto é projetado especificamente para evitar estresse excessivo nesta parte da coluna vertebral durante levantamentos ou exercícios de agachamento, bem como a hiperextensão da região lombar durante o supino (extensão de ombro). Exemplos de colocação inadequada do cinto incluem o posicionamento muito alto (que comprime as costelas) e o baixo demais (colocando pressão sobre a cintura). A colocação imprópria tem potencial de provocar um desequilíbrio no movimento durante o exercício e mais tensão na parte inferior da coluna.

Apertado é o caminho certo

Ao apertar um cinto de levantamento de peso, este deve ficar firme -- embora não a ponto de gerar dor ou desconforto. A tensão do cinto garante firmeza e estabilização da região lombar e maximiza a eficácia do cinto, afirma Bercades. Tire o cinto de levantamento de peso entre as séries (grupos de repetições) do exercício para evitar o desconforto e permitir a restauração da pressão arterial normal durante o tempo de recuperação.

Benefícios do uso adequado

Uma investigação científica da Faculdade de Ursinus, nos EUA, descobriu que a instabilidade na região lombar durante o exercício de agachamento pode causar compressão ou uma força de cisalhamento na parte inferior da coluna. Quando usados corretamente, cintos de levantamento de peso podem fornecer a estabilização necessária para evitar lesões devido ao movimento desequilibrado. Usar um cinto de halterofilismo corretamente durante o agachamento com peso, levantamento de peso ou supino também pode promover maior consciência da postura e da forma a serem feitos. Forma correta e postura permitirão que os ombros, costas e músculos da coxa trabalharem durante os exercícios pesados --sem colocar tensão desnecessária e potencialmente prejudicial na coluna vertebral.

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