on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Uso de alvejantes em substituição ao cloro em piscinas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Donos de pequenas piscinas podem ser surpreender com os custos envolvidos em sua manutenção. Produtos químicos para piscina como o cloro podem ser relativamente caros, e piscinas de 1.000 litros necessitam da mesma desinfecção que piscinas maiores, de dezenas de milhares de litros. A diferença entre piscinas grandes e pequenas em relação à desinfecção está apenas na quantidade de desinfetante necessária. Alvejantes contêm o mesmo cloro que é usado para limpar piscinas e manter a água saudável. Para piscinas pequenas, o alvejante pode funcionar tão bem como e ser mais conveniente do que o cloro de piscinas padrão.

Alvejantes baratos podem manter pequenas piscinas limpas e saudáveis (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Alvejantes como desinfetantes

Os alvejantes contêm a forma líquida do cloro, hipoclorito de sódio. A maioria dos cloros sólidos para piscinas contêm hipoclorito de cálcio. Não existe diferença entre o hipoclorito de sódio e de cálcio a não ser que um é líquido e o outro é sólido. A quantidade necessária de alvejante com cloro para desinfetar a água é de cerca de 2 gotas para cada litro.

Loading...

Quantidades de alvejante

Para descobrir a quantidade de alvejante que deve ser usada em uma piscina pequena, você precisa apenas descobrir quantos litros de água a piscina tem. Em uma piscina de 4.000 litros, você precisará de 8.000 gotas de alvejante para a desinfecção (4.000 litros x 2 gotas = 8.000 gotas). Existem aproximadamente 600 gotas a cada 30 mililitros, portanto, você precisará de aproximadamente 400 mililitros de alvejante para desinfetar adequadamente uma piscina de 4.000 litros (8.000x30/600 = 400). Siga a mesma fórmula para calcular o volume necessário para a sua piscina.

Níveis de desinfetante

Como o alvejante com cloro é um substituto razoável para o cloro para piscinas, manter a saúde de sua piscina é apenas uma questão de manter os níveis do cloro desinfetante. O nível recomendado de cloro nas piscinas é de duas partes por milhão (ppm), alcançado com duas gotas por litro de água. Como o nível de cloro desinfetante é fixo, teste esse nível regularmente e adicione mais alvejante conforme necessário.

pH da piscina

O alvejante é altamente alcalino, portanto ele irá aumentar o pH da piscina quando adicionado. Mesmo piscinas pequenas devem ter um pH apropriado para manter a efetividade do cloro. O nível de pH de uma piscina deve se situar, no mínimo, entre 7,2 e 7,8. Quanto mais próximo a 7,4 e 7,6 o pH estiver, melhor. Você pode diminuir o pH da piscina usando o ácido muriático (AM). São necessários apenas 40 mililitros de AM para diminuir o pH de uma piscina de 4.000 litros de volta para 7,8 depois que o alvejante for adicionado.

Estabilização do cloro

O alvejante com cloro é sensível à luz do sol e necessita de estabilização se você não desejar adicioná-lo regularmente. O ácido cianúrico (CYA) é o estabilizador de cloro mais comumente usado em piscinas. O CYA trabalha para proteger o cloro da piscina dos efeitos desestabilizadores da luz do sol, e é algumas vezes conhecido como condicionador de cloro. Em uma piscina de 4.000 litros, cerca de 150 mililitros de CYA são necessários para alcançar os níveis recomendados de 30 a 80 ppm para esse produto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...