Uso de alvejantes em substituição ao cloro em piscinas

Escrito por tony guerra Google | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uso de alvejantes em substituição ao cloro em piscinas
Alvejantes baratos podem manter pequenas piscinas limpas e saudáveis (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Donos de pequenas piscinas podem ser surpreender com os custos envolvidos em sua manutenção. Produtos químicos para piscina como o cloro podem ser relativamente caros, e piscinas de 1.000 litros necessitam da mesma desinfecção que piscinas maiores, de dezenas de milhares de litros. A diferença entre piscinas grandes e pequenas em relação à desinfecção está apenas na quantidade de desinfetante necessária. Alvejantes contêm o mesmo cloro que é usado para limpar piscinas e manter a água saudável. Para piscinas pequenas, o alvejante pode funcionar tão bem como e ser mais conveniente do que o cloro de piscinas padrão.

Outras pessoas estão lendo

Alvejantes como desinfetantes

Os alvejantes contêm a forma líquida do cloro, hipoclorito de sódio. A maioria dos cloros sólidos para piscinas contêm hipoclorito de cálcio. Não existe diferença entre o hipoclorito de sódio e de cálcio a não ser que um é líquido e o outro é sólido. A quantidade necessária de alvejante com cloro para desinfetar a água é de cerca de 2 gotas para cada litro.

Quantidades de alvejante

Para descobrir a quantidade de alvejante que deve ser usada em uma piscina pequena, você precisa apenas descobrir quantos litros de água a piscina tem. Em uma piscina de 4.000 litros, você precisará de 8.000 gotas de alvejante para a desinfecção (4.000 litros x 2 gotas = 8.000 gotas). Existem aproximadamente 600 gotas a cada 30 mililitros, portanto, você precisará de aproximadamente 400 mililitros de alvejante para desinfetar adequadamente uma piscina de 4.000 litros (8.000x30/600 = 400). Siga a mesma fórmula para calcular o volume necessário para a sua piscina.

Níveis de desinfetante

Como o alvejante com cloro é um substituto razoável para o cloro para piscinas, manter a saúde de sua piscina é apenas uma questão de manter os níveis do cloro desinfetante. O nível recomendado de cloro nas piscinas é de duas partes por milhão (ppm), alcançado com duas gotas por litro de água. Como o nível de cloro desinfetante é fixo, teste esse nível regularmente e adicione mais alvejante conforme necessário.

pH da piscina

O alvejante é altamente alcalino, portanto ele irá aumentar o pH da piscina quando adicionado. Mesmo piscinas pequenas devem ter um pH apropriado para manter a efetividade do cloro. O nível de pH de uma piscina deve se situar, no mínimo, entre 7,2 e 7,8. Quanto mais próximo a 7,4 e 7,6 o pH estiver, melhor. Você pode diminuir o pH da piscina usando o ácido muriático (AM). São necessários apenas 40 mililitros de AM para diminuir o pH de uma piscina de 4.000 litros de volta para 7,8 depois que o alvejante for adicionado.

Estabilização do cloro

O alvejante com cloro é sensível à luz do sol e necessita de estabilização se você não desejar adicioná-lo regularmente. O ácido cianúrico (CYA) é o estabilizador de cloro mais comumente usado em piscinas. O CYA trabalha para proteger o cloro da piscina dos efeitos desestabilizadores da luz do sol, e é algumas vezes conhecido como condicionador de cloro. Em uma piscina de 4.000 litros, cerca de 150 mililitros de CYA são necessários para alcançar os níveis recomendados de 30 a 80 ppm para esse produto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível