O uso apropriado da resina acrílica

Escrito por david stewart | Traduzido por camila oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O uso apropriado da resina acrílica
A resina acrílica melhora a finalização do seu trabalho em cimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A resina acrílica é uma substância usada para adicionar peso a algo ou preencher um espaço, uma rachadura ou buracos feitos por insetos, antes de pintar. É, geralmente, um líquido espesso usado para blocos de concreto ou tijolos e é aplicada com uma escova, um rolo ou pulverizada. Na arquitetura, a resina acrílica é usada como uma viga inserida entre dois feixes, que os suporta. As resinas acrílicas também são usadas em motores de carros para aumentar a vida útil e o desemprenho do mesmo.

Outras pessoas estão lendo

A natureza da resina acrílica

Um bloco de resina acrílica para trabalhos pesados é um bloco feito de resina pura utilizada durante o processo de construção em tijolos, blocos cilíndricos ou em concretos derramados ou pré-moldados. Pode ser usado em quase todos os tipos de construções, preenchendo alvenaria porosa e consertando paredes e tetos em ruínas. É um revestimento preparatório que fornece uma superfície lisa e uniforme sobre as quais as tintas à óleo ou o látex são utilizados. Certas precauções no procedimento devem ser seguidas para obter o melhor resultado do material.

O uso apropriado da resina acrílica
Uma melhor superfície com a resina acrílica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Limpando a superfície

A superfície sobre a qual a resina será aplicada, deverá ser completamente limpada e raspada, no caso de alguma ferrugem, óleo, gordura, sujeira e outros problemas de resíduos. Nunca aplique a resina acrílica sobre revestimentos de tintas existentes. Use produtos químicos adequados para remover restos de coisas duras e tintas antigas de alvenaria.

O uso apropriado da resina acrílica
Remova o resto de tinta e demais sujeira e limpe bem (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Condições para a melhor aplicação

Antes de aplicar a resina acrílica, confirme se a superfície está estruturalmente sólida e completamente seca. Para garantir a absorção e a adesão apropriadas, deixe que a superfície se seque por aproximadamente 10 ou 14 dias. Agite a resina com um misturador mecânico de baixa velocidade para liquefazê-la. Evite usar resinas acrílicas em baixas temperaturas, quando a chuva é eminente ou sobre superfícies geladas ou congeladas.

O uso apropriado da resina acrílica
Tenha certeza de que a superfície está propícia para o uso da resina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aplicação

A resina acrílica é aplicada geralmente com um rolo de tinta. Use um rolo rígido para preencher as áreas desejadas. Umedeça superfícies externas antes de aplicar a resina, para facilitar a aplicação e acelerar o processo. Também é possível usar um rolo equipado com aproximadamente 2,5 cm de comprimento para o preenchimento. Para pulverizar áreas específicas, use um spray com compressão de 170 atm, bico de tamanho aproximado entre 0,5 e 1 cm e ventoinha entre 25 e 30 cm. Toque imediatamente com o rolo para alcançar um preenchimento uniforme e suave.

O uso apropriado da resina acrílica
Seja específico na escolha do spray (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Em motores de carro

A resina acrílica também é usada em motores de carro para aprimorar e eficiência e prolongar a vida útil. Ela fortalece as paredes do cilindro e melhora o anel de vedação mantendo os cilindros redondos. Usando a resina acrílica também diminui vibrações indesejáveis. É fácil de usar e é misturada com água e aplicada nos blocos antes de usar no motor.

O uso apropriado da resina acrílica
Melhore o motor do seu carro com a resina acrílica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível