Mais
×

Uso caseiro de óleo mineral

O óleo mineral é um subproduto derivado da destilação do petróleo. É transparente e inodoro. Tem inúmeras aplicações e pode ser adquirido tanto em lojas de produtos de beleza como em lojas de materiais de construção. Com o passar dos anos, descobriu-se que o óleo pode ser um grande aliado para o uso doméstico, não só pelo preço acessível, mas também por ser uma excelente escolha em termos de conserto, restauração, limpeza, saúde e tratamentos estéticos.

O óleo mineral é muito usado em tratamentos de beleza (beauty salon #4 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Restauração e proteção da madeira

O óleo mineral auxilia a restaurar e a proteger a madeira. Esfregue uma fina camada de óleo em tábuas de cortar carne, mesas de madeira ou tigelas. O óleo agirá como um impermeabilizante, pois protegerá a peça contra a ação da água. Evita também com que pedaços de comida fiquem grudados, além de deixar a madeira, que está seca ou danificada pela água, com um aspecto mais brilhoso.

Remover cola de adesivos

O óleo pode também ser usado para remover a cola de adesivos em superfícies lisas. Utilize-o em móveis, chão ou paredes para retirar a cola residual de fitas adesivas, etiquetas de preço ou outros objetos que grudam. O óleo tem ação antiaderente.

Polimento

O óleo mineral pode ser usado para polir sapatos ou qualquer outro objeto feito de couro. Esfregue uma fina camada de óleo no couro de calçados, roupas ou objetos como bolsas. Deixe-o agir por 30 minutos e depois retire o excesso com um pano macio. O óleo também pode ser usado para o polimento de carros, no lugar da cera.

Tratamentos estéticos

Muitas pessoas usam óleo mineral para fins estéticos. Pode ser aplicado nos cílios com o uso de cotonete para evitar que se tornem quebradiços. Use o óleo também para retirar cílios postiços e para hidratar a pele. É comumente vendido como óleo para bebês, podendo ser usado na água do banho para aliviar pele inflamada ou erupções cutâneas. Pode também ser aplicado ao couro cabeludo de crianças para aliviar os sintomas da dermatite seborreica.

Laxante

O óleo mineral também pode ser usado como laxante, tanto por via oral quanto retal. Ajuda a amolecer as fezes e facilita a ação intestinal para que a evacuação seja menos dolorosa. No entanto, o óleo só deve ser usado nessas condições sob orientação médica, pois pode ser prejudicial, caso seja absorvido pelo organismo.

Irritação nos ouvidos

O óleo mineral pode ser útil para amolecer a cera de ouvido. Pingue duas ou três gotas de óleo no ouvido diariamente. Depois de alguns dias, enxágue a parte interna da orelha com água quente e estéril para retirar a cera.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article