Mais
×

O uso correto de um estilete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Estiletes são ferramentas úteis, particularmente para quem trabalha com muito papelão ou em trabalhos que precisam de muito corte. No entanto, é de conhecimento geral que ele é uma ferramenta perigosa. Essencialmente, o estilete é composto de uma lâmina longa coberta por uma alça. É ideal para cortar rapidamente e com precisão, mas é preciso manejar com cuidado. Apenas um deslize pode fazer com que o projeto termine em catástrofe.

Estilete com a lâmina exposta (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Escolha o comprimento da lâmina

A lâmina é longa e fica guardada em uma posição retrátil dentro da alça. Uma alavanca no verso permite que o usuário exponha o quanto ele quiser da lâmina para cortar o material desejado.

Normalmente, a lâmina é marcada com pequenas fendas em intervalos de mesmo tamanho para facilitar que partes velhas e cegas sejam quebradas. Expor duas dessas marcas geralmente é suficiente para qualquer trabalho. Se estiver cortando materiais muito espessos, você pode fazer vários cortes ou expor mais a lâmina. Tirar uma parte muito grande pode fazer com que o metal se quebre durante o corte.

Mantenha o caminho liberado

Algumas vezes, um estilete irá atingir um ponto fraco no material que está cortando e deslizar de repente. Isso faz com que seja importante que se tenha um caminho de corte, para que você não corra o risco de se machucar.

Nunca empurre a lâmina na sua direção. Sempre corte para o lado oposto ao seu e confira se ninguém se encontra na direção em que está cortando. Não deixe sua outra mão no caminho.

Quebrando a lâmina

Se a lâmina não está cortando com facilidade, é provável que ela esteja cega e precise ser trocada. Exponha a seção da lâmina que você quer quebrar. Segure a alça firmemente em uma mão e use a outra para segurar a lâmina com um alicate. Use o alicate para dobrar a lâmina. Ela se quebrará facilmente no ponto em que está marcada. Cuidadosamente, jogue a lâmina velha fora. Deslize a alavanca para expor uma nova parte nova da lâmina.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article