Qual o uso doméstico da amônia?

Escrito por amelia jenkins | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o uso doméstico da amônia?
Muitos produtos de uso doméstico apresentam amônia em sua composição (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A amônia é proveniente da quebra de materiais orgânicos no ambiente. Os fabricantes utilizam a amônia em uma variedade de maneiras, incluindo produtos domésticos. Muitos dos produtos utilizados na limpeza de sua casa, nos cuidados de jardim ou tratamentos de beleza contém esta substância. Apesar de ser segura em doses baixas e uso adequado, a amônia pode oferecer sérios riscos à saúde.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza

A amônia pode ser comprada como um limpador de uso geral ou desinfetante. O produto vendido para uso doméstico contém uma pequena parcela da substância e grande quantidade de água para dilui-la e reduzir sua potência. Muitos produtos pré-manufaturados também contêm amônia. Por exemplo, desinfetantes para a cozinha muitas vezes apresentam pequenas quantidades desta química. Limpadores de uso geral para banheiros, de banheiras, azulejos ou vaso sanitário também podem conter amônia. Siga as instruções do fabricante ao utilizar um produto com este componente. Nunca misture amônia ou algum sanitizante que a contenha com algum outro produto. As misturas podem causar reações químicas perigosas.

Cuidados com o gramado e jardim

Muitos fertilizantes possuem amônia em sua composição. Muitas pessoas utilizam fertilizantes em seus gramados, jardins, flores e hortas. Os fertilizantes ajudam as novas plantas a criarem raízes e crescerem. Também ajudam as flores a alcançarem todo seu potencial de desenvolvimento. Tome os devidos cuidados ao manipular fertilizantes que contenham amônia. Siga as instruções do fabricante para o uso. Guarde o produto fora do alcance de crianças ou animais que possam ingeri-lo acidentalmente.

Produtos de beleza

Diversas tinturas definitivas de cabelos apresentam níveis baixos de amônia. Quando aplicadas ao cabelo, a amônia promove a abertura dos folículos pilosos. A tintura é melhor absorvida nesta condição. Quando utilizada corretamente, a amônia em tintura de cabelo não causa danos nos folículos mas pode causar irritação se o couro cabeludo estiver machucado. Algumas marcas de tinturas semi-permanentes utilizam uma alternativa à amônia chamada monoetanolamina.

Cuidados

O uso de amônia pode causar efeitos adversos sérios à saúde. Em doses pequenas, a amônia pode apenas irritar os olhos e a pele ou levar a uma inflamação da garganta. A inalação de altas doses de amônia pode causar danos pulmonares sérios o suficiente para levar à morte, de acordo com a Agência de Proteção à Saúde (Health Protection Agency). Se a amônia entrar em contato com a pele, pode causar queimaduras. Se entrar em contato com os olhos, pode causar danos ou até cegueira. Apenas utilize produtos com esta substância em áreas bem ventiladas para prevenir a inalação. Use luvas e protetores para olhos para prevenir danos à pele e à vista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível