Por que o uso da fibra de acácia é aconselhável durante uma dieta?

Escrito por elizabeth kahn | Traduzido por andressa gonzalez
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Por que o uso da fibra de acácia é aconselhável durante uma dieta?
A fibra de acácia também é ótima para manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis, o que é benéfico em uma dieta (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A fibra de acácia é aconselhável para uma dieta porque, como toda fibra, ela ajuda a fazê-lo sentir-se satisfeito. Além disso, alguns indivíduos têm estômagos sensíveis e acham que a fibra de psyllium, encontrada em produtos como o Metamucil, pode irritar seus intestinos, e que a acácia é uma boa alternativa. Essa substância também é ótima para manter saudáveis os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico em uma dieta. Ela tem sido usada durante séculos como alimento e para usos medicinais e é colhida da seiva da árvore Acacia senegal. Além disso, ela é muito solúvel em água e é uma boa e nutritiva fonte de fibras.

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Importância da fibra solúvel

A fibra de acácia é rica em fibras solúveis, que podem ajudar a controlar doenças como a síndrome do intestino irritável (SII), a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas e a minimizar os riscos de câncer de cólon. A fibra solúvel também retarda a absorção das gorduras e dos hidratos de carbono na corrente sanguínea. A absorção lenta melhora o controle glicêmico (açúcar no sangue/insulina), regula a pressão sanguínea e ajuda a prevenir a formação de radicais livres, que provocam o cancro e o envelhecimento.

Menos inchaço com a acácia

A fibra de acácia estimula o desenvolvimento da flora intestinal boa (bactérias) e menos de 15 gramas por dia não causarão os mesmos sintomas gastro-intestinais que outros suplementos de fibras solúveis provocam. Alguns dos problemas associados com outros suplementos são gases, cólicas e inchaço. Também é importante beber água suficiente com as fibras, ou você terá desconforto intestinal.

Perda de peso e diabetes

A fibra de acácia é ótima para a perda de peso e a diabetes, pois ajuda a retardar a absorção de uma refeição e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também desencadeia um hormônio de saciedade, CCK, que sinaliza ao corpo que ele deve parar de comer porque está cheio. A pesquisa mostrou também que a fibra ajuda a bloquear a absorção de calorias, eliminando alimentos sem que eles sejam absorvidos.

Formas da fibra de acácia

A fibra de acácia está disponível em pó ou em comprimido e em alimentos como barras de cereais. O comprimido pode ser tomado com água e o pó pode ser dissolvido em água ou suco ou incorporado em receitas. O pó de acácia pode ser adicionado a iogurtes, cereais, sopas, sanduíches, guisados, assados ​​e muitos outros alimentos.

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