O uso da terramicina para a acne felina

Escrito por angela brady | Traduzido por mayra chibante
O uso da terramicina para a acne felina

A acne felina ocorre mais comumente no queixo e ao redor da boca

cat image by JASON WINTER from Fotolia.com

A acne felina é um problema pequeno, medicamente falando, mas que pode evoluir de forma a deixar seu gato desconfortável. Os poros entupidos e as crostas resultantes geralmente coçam muito, e o animal esfregará a área afetada repetidamente em móveis, pisos e paredes na tentativa de aliviar o seu desconforto. Isso pode causar ainda mais irritação e sangramento, permitindo que a bactéria entre na pele, piorando o problema. Em alguns casos, a acne é causada por um microrganismo diferente que não responde ao tratamento tradicional. Para esses gatos, a terramicina pode ser a resposta.

Outras pessoas estão lendo

O que é a acne felina?

Mais comumente achada na boca e no queixo, a acne felina pode acontecer em qualquer momento da vida do animal. Assim que os poros ficam entupidos com sujeira e bactérias, elas crescem e formam os cravos. Isso, às vezes, progride até uma infecção bacteriana pequena, que produz pus, resultando, então, na acne. A boca e a região do queixo são continuamente expostas à umidade e são difíceis para o animal cuidar, por isso a bactéria facilmente ganha espaço. Isso ocorre principalmente quando o gato está com o sistema imunológico enfraquecido devido a um vírus, estresse ou até outra infecção de pele.

O que é terramicina?

A terramicina efetivamente mata as bactérias, inibindo sua habilidade de produzir proteínas que precisam para sobreviver. O antibiótico não somente mata o microrganismo em um período de tempo, mas ainda previne a reprodução até que a infecção esteja de fato curada. A terramicina é uma droga tetraciclina, e o uso a longo prazo pode criar uma resistência a outras do mesmo tipo. O medicamento está disponível na versão oral, tópica ou injetável, apesar de que a forma tópica é a mais prescrita para a acne.

Funcionará?

A terramicina não é eficaz contra as bactérias mais comuns achadas na acne felina. O veterinário irá, normalmente, prescrever um antibiótico mais geral, tópico, oral ou ambos, e monitorará os resultados do tratamento. Se nenhum progresso foi observado, ele colherá uma amostra de cultura da acne, para determinar qual bactéria está presente ali. Se a cultura revelar E. coli, Klebsiella, Pasteurella ou qualquer microrganismo menos comum e sensível à tetraciclina, aí sim ele prescreverá o medicamento.

Existem outras coisas a saber?

Se seu gato demonstrar uma sensibilidade ou uma resposta alérgica à terramicina, o veterinário poderá mudar para o uso oral de clindamicina ou outro antibiótico. Encharque a área com sulfato de magnésio (achado como sal de Epsom) ou com água morna sem nada. Isso pode ajudar na purificação dos poros, além de utilizar um xampu especialmente formulado para peles oleosas, prevenindo o entupimento dos poros. Alguns donos de gatos acham que os cremes de peróxido de benzoíla são mais eficazes na secagem da acne e na prevenção de crises.

O que mais eu posso fazer?

Ocasionalmente, uma infecção fúngica pode se desenvolver por cima da acne, por isso, garanta uma aplicação de medicamento anti fúngico. Limpar o focinho do animal depois da refeição prevenirá o acúmulo de sujeiras e bactérias que poderão levar às crises, assim como lavar diariamente os recipientes de ração. Muitos veterinários recomendam o uso apenas de recipientes de vidro, cerâmica ou metal, já que o plástico é poroso o suficiente para permitir a entrada e o crescimento das bactérias, contaminando a face do seu animal de estimação.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media