Usos caseiros do querosene

Escrito por tatyana ivanov | Traduzido por maria clara cavalcanti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos caseiros do querosene
A lâmpada é uma das formas de usar o querosene em casa (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

O querosene é um tipo de combustível parafínico, manufaturado a partir da destilação do petróleo. Embora um dos usos mais comuns do querosene seja como combustível para jatos, existem muitas aplicações caseiras do querosene. Produtos à base de querosene fabricados para o comércio, como aquecedores e lâmpadas, são formas seguras de utilizá-lo em casa. Além disso, também é possível empregá-lo para envernizar móveis.

Outras pessoas estão lendo

Aquecimento

O uso mais comum do querosene numa casa é em aquecedores. Os aquecedores a querosene são vantajosos por não requerem eletricidade para funcionar. Em vez disso, o combustível é aceso por um pavio interno, que aquecerá o ar ao redor. Por tal razão, estes aparelhos podem ser utilizados em locais onde a eletricidade é inacessível, como celeiros e garagens separadas da casa. Como podem liberar fumaças perigosas, devem ser usados em áreas bem ventiladas. Os objetos inflamáveis não devem entrar em contato com aquecedores a querosene, posto que as altas temperaturas são capazes de provocar sua ignição.

Iluminação

As lâmpadas a querosene vêm sendo empregadas ao longo da história para prover iluminação em casas. A versão moderna da lâmpada a querosene foi desenvolvida no século XIX, e possui como características uma câmara que deve ser preenchida com querosene, um pavio que fica submerso no combustível e uma chaminé de vidro que protege o usuário da chama. Desde o advento da eletricidade, a popularidade dessas lâmpadas diminuiu. Costumam ser utilizadas, mais frequentemente, como objetos decorativos, em reconstituições históricas e para iluminar áreas onde não há acesso à eletricidade, como quintais e estábulos.

Usos caseiros do querosene
Antiga lâmpada a querosene (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Envernizamento

O querosene pode ser adicionado ao verniz comum com fins de diluição, permitindo uma aplicação mais fácil e homogênea. A diluição do verniz é particularmente útil para o uso em móveis de madeiras com ornamentos, buracos ou acabamento rústico. Já que o verniz costuma ser bastante espesso, ele pode acumular-se em detalhes e partes ásperas do móvel, provocando irregularidades e manchas desagradáveis. Ao acrescentar um pouco de querosene, o verniz torna-se mais fino e fácil de aplicar, permitindo maior controle à pintura.

Usos caseiros do querosene
O pincel facilita o envernizamento de móveis (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Considerações

O querosene não é particularmente tóxico, e por isso mesmo o seu uso caseiro é considerado relativamente seguro. O produto pode ser comprado em quantidade e armazenado por longos períodos de tempo sem que perca sua potência. Como o querosene é produzido a partir da destilação do petróleo, é considerado um produto que traz repercussões negativas ao meio ambiente, principalmente durante o processo de manufatura. O querosene deve ser descartado adequadamente em locais de reciclagem de combustíveis. É importante armazená-lo em local seco, distante de qualquer fonte de fogo, já que é bastante inflamável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível