Usos comuns para óxido de magnésio

Escrito por lauren vork | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos comuns para óxido de magnésio
Existem vários usos para o óxido de magnésio (NA/Photos.com/Getty Images)

Se ouvir as palavras "óxido de magnésio", elas podem não significar muito para você. No entanto, esse mineral comum encontrado naturalmente na forma de um pó branco em rochas metamórficas pode ser visto em um número surpreendente de itens de uso doméstico e industrial. As propriedades úteis deste material fazem dele uma ferramenta ideal para uma ampla gama de atividades.

Outras pessoas estão lendo

Antiácido

O óxido de magnésio na sua forma hidratada (hidróxido de magnésio) é comumente utilizado como um antiácido. Isso funciona porque ele é uma substância básica, o que significa que neutralizará a acidez da indigestão devido ao excesso de ácido. O hidróxido de magnésio é o ingrediente ativo em remédios comuns como leite de magnésia, Mylanta e Maalox.

O óxido de magnésio também tem efeitos laxativos de curto prazo e é prescrito para o alívio temporário da constipação.

Agente de secagem

O óxido de magnésio é um agente de secagem popular. Na forma de pó, é higroscópico na natureza, o que significa que atrai as moléculas de água para si a partir do ambiente em que está. Ao fazer isso, o óxido de magnésio puxa essas moléculas de água para longe das outras coisas, mantendo-as secas.

Bibliotecas e outras estocagens de livros e papéis muitas vezes utilizam o óxido de magnésio em pó para ajudar a preservá-los. Os alpinistas costumam usá-lo como uma forma de reduzir a umidade da transpiração nas mãos e equipamentos, embora outros pós minerais também sejam utilizados para esta finalidade.

Refratário

O óxido de magnésio é utilizado como um agente refratário na construção de cadinhos. Um cadinho é um recipiente que se destina a ser colocado em temperaturas muito elevadas para aquecer o seu conteúdo. Uma vez que o próprio cadinho não deve ser afetado pelo calor, ele tem de ser feito com substâncias que mantêm suas propriedades em altas temperaturas. O óxido de magnésio é uma dessas substâncias, por isso é usado desta forma.

Isolante térmico

Devido a essas mesmas propriedades resistentes ao calor, o pó de óxido de magnésio é um excelente isolador térmico. Ele é usado como o componente mineral de cabos folheados de cobre com isolamento mineral. É um cabo industrial usado para a proteção de circuitos elétricos particularmente críticos durante um incêndio, incluindo a proteção de dispositivos como alarmes ou sistemas de controle de fumaça.

Suplemento alimentar

Uma vez que é uma boa fonte de magnésio, o óxido de magnésio é utilizado como suplementos alimentares para humanos e animais. No caso dos animais, ele é adicionado à comida. Para os seres humanos, podem vir em forma de pílula ou ser incluído em multivitamínicos.

Outros usos

O óxido de magnésio é muitas vezes utilizado em aplicações óticas, devido ao seu índice de refração (propriedades de reflexão de luz) na forma de cristais. As suas propriedades básicas também são utilizadas no tratamento de pele e as suas propriedades higroscópicas permitem seu uso em embalagens de lixo nuclear.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível