Usos culinários para alga marinha

Escrito por shailynn krow Google | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos culinários para alga marinha
No Brasil, a alga marinha é usada principalmente para fazer sushi (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alga marinha desidratada pode ser reconstituída e usada em vários pratos. Predominantemente usada na culinária asiática, também aparece na cozinha tipo fusion, a arte de misturar diversos tipos de culinária. O ingrediente é rico nas vitaminas A e C e outros poderosos antioxidantes, o que pode ajudar a combater radicais livres, preservar a visão e dar mais brilho aos cabelos.

Outras pessoas estão lendo

Caldos e sopas

A alga marinha desidratada pode ser usada para fazer caldos, um líquido encorpado que serve de base para sopas e outras receitas. Variedades como a Kombu, uma grande alga da espécie laminaria, e Wakame, uma alga marrom geralmente vendida sob a forma desidratada, pode ser fervida com vegetais, temperos e outras ervas aromáticas em uma panela com água para criar um caldo encorpado. A alga marinha desidratada também pode ser adicionada ao missô e a outras sopas como guarnição ou para dar sabor.

Sushi

No Brasil, a alga marinha é mais frequentemente associada ao sushi. Apesar de ser vendida desidratada, ela pode ser reconstituída colocando as folhas de alga de molho em água morna por alguns minutos. Assim que amaciarem, podem ser usadas para envolver arroz de sushi, temperos e peixe cru cortado em pequenos discos.

Temperos

A alga marinha pode ser usada em sua versão integral, mas também pode ser moída em um pó fino, e adicionada a vários temperos, como o "tempero dos cinco-perfumes-chineses", ou curry em pó. A alga desidratada também pode ser moída e usada em outros tipos de cozinha. Adicionar alga marinha em pó ao molho do espaguete, por exemplo, dará um sabor salgado e também absorverá a água dos tomates para manter o molho aderindo bem ao macarrão.

Cobertura

A alga marinha desidratada não precisa ser usada diretamente em uma receita; também pode ser usada como cobertura ou guarnição para um prato. Também pode ser polvilhada sobre uma sopa, como a missô, ou dar um toque crocante a um prato com peixe cru.

Saladas e macarrão

Ao preparar saladas, a alga marinha desidratada, como a Nori ou Wakame, pode ser um ingrediente versátil. Esses tipos de alga podem ser reconstituídas e cortadas em tiras finas para serem usadas em macarrão servido com vegetais frescos e peixe, ou podem ser usadas como uma cobertura crocante para uma salada. Alga Nori ou Wakame desidratada também podeser servida com macarrão tipo rámen em uma salada.

Lanche

A alga marinha desidratada também pode ser comida pura. Esse é um lanche popular no Japão, e geralmente é temperado com vários condimentos ou servido puro. Você pode fazer um salgadinho de alga em casa usando folhas de alga Nori, óleo de gergelim e uma pitada de sal. Aqueça a alga por entre 15 a 20 segundos dos dois lados em uma frigideira quente e deguste.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível