Usos para a hortelã seca

Escrito por krissi maarx | Traduzido por joão do rio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos para a hortelã seca
Uma planta de hortelã fornece muitas folhas que podem ser secas para vários usos (plant image by DuÅ¡an Zidar from Fotolia.com)

Uma porção de folhas secas de hortelã fornece mais fibras, vitaminas e minerais do que uma porção de folhas frescas, mas os benefícios dessa planta estendem-se além do seu valor nutricional. Existem semelhanças entre os usos antigos e modernos. Seja comprada no mercado ou colhida no seu jardim, essa erva aromática serve para vários propósitos.

Outras pessoas estão lendo

Culinária

Assim como os romanos temperavam os vinhos e molhos com hortelã-pimenta, os chefes de hoje em dia usam hortelã e hortelã-pimenta para temperar pratos e extratos alimentares. Outros tipos de hortelã, como Mentha citrata, da montanha, chocolate e erva-das-azeitonas, também complementam uma variedade de pratos, pois cada um deles concede um sabor distinto. Use folhas secas em sopas frias, como foi recomendado por Jim Meuninck em "Medicinal Plants of North America" ou em temperos para carnes, como cordeiro. Essa erva também acrescenta um sabor refrescante a alguns guisados​​, caçarolas, saladas e legumes cozidos.

Usos para a hortelã seca
Enfeite pratos que levam hortelã com folhas frescas (dessert with cherry image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)

Medicina

Aristóteles acreditava que a hortelã era um afrodisíaco, e os gregos acreditavam que ela curava soluços, entretanto, o uso medicinal moderno dessa erva é como terapia alternativa para a pele e para problemas respiratórios e digestivos. Folhas de hortelã ou de hortelã-pimenta na água do banho podem refrescar e amaciar a pele. O chá de hortelã-pimenta, feito com água fervente e folhas secas, proporciona alívio à indigestão, flatulência, e aos sintomas de gripes e resfriados. A Universidade de Maryland Medical Center observou que pessoas com hérnia de hiato e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), assim como mulheres grávidas e que estão amamentando, não devem ingerir hortelã-pimenta. Consulte o seu médico antes de usar hortelã para fins medicinais.

Usos para a hortelã seca
Mergulhe folhas frescas ou secas de hortelã na água quente para fazer chá de hortelã (mint tea image by ros images from Fotolia.com)

Aromas

Folhas secas de hortelã acrescentam fragrância à misturas aromáticas e proporcionam um perfume refrescante, limpo e estimulante. Ferva-as em água para conceder ao quarto sua fragrância ou as ferva com outras especiarias e cascas de frutas cítricas para experimentar combinações de perfumes. Saches de hortelã também proporcionam uma fragrância sutil.

Usos para a hortelã seca
Um recipiente de folhas secas de hortelã aberto libera sua fragrância (green tea image by Ragne Kabanova from Fotolia.com)

Controle de pragas

No passado, as pessoas espalhavam hortelã por toda a casa para livrá-los das pragas, de acordo com Jim Meuninck. O aroma de hortelã-pimenta ou hortelã pode repelir roedores, formigas, moscas e pulgas, portanto as medidas de controle de pragas naturais incluem saches ou saquinhos de chá cheios de folhas secas de hortelã em áreas infestadas ou colocados em pontos de entrada de pragas. O Departamento de Horticultura de Penn State observou que folhas de hortelã em gavetas podem repelir traças.

Usos para a hortelã seca
Saquinhos de chá com hortelã dentro repelem diversas pragas (tea bags and mint leaves image by Yekaterina Choupova from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível