Usos para o leite azedo cru

Escrito por diane hill | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos para o leite azedo cru
Leite cru tem mais bactérias e enzimas saudáveis que o pasteurizado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A ideia de usar o leite azedo para qualquer coisa não soa nada apetitosa, mas o leite azedo cru contêm bactérias saudáveis e tem um sabor levemente ácido, diferente do sabor desagradável do leite pasteurizado azedo. O leite cru pode ser comprado através de produtores locais, fazendeiros e em feiras orgânicas, e o leite azedo pode ser usado para preparar vários outros laticínios.

Soro de leite (buttermilk)

O leite azedo cru tem um sabor parecido com o do soro de leite. Você pode usá-lo como um substituto para o soro de leite em receitas como a de massa lêveda, brioches de soro de leite, waffles, vitaminas, scones e panquecas. Você pode fazer soro de leite facilmente adicionando soro de leite comprado pronto em uma proporção de um para três ao seu leite azedo e deixando-o reservado por dois dias, até o líquido encher o pote. Pode ainda adicionar uma colher de chá de coalhada, e deixar que engrosse. A coalhada é obtida quando o leite cru é deixado fora da geladeira em um pote para azedar até alcançar níveis variados de acidez e espessura, dependendo da temperatura. Estará pronta quando tiver engrossado e ácida o bastante para seu gosto.

Kefir

O kefir é uma bebida parecida com iogurte ralo popular na Europa Oriental, Escandinávia e Rússia. Algumas das bactérias no kefir já estão presentes no leite azedo cru, e você não precisa fazer nada a não ser adicionar os sabores que quiser. Você também pode adicionar grãos de kefir ou um pó para preparação da bebida, que pode ser comprado online ou em lojas de produtos naturais, para aumentar o número de bactérias saudáveis. Adicione os grãos ou a mistura em pó ao leite azedo em um pote ou uma vasilha de vidro com tampa, e deixe fora da geladeira por até 24 horas ou até que engrosse. O kefir pode ser usado em vitaminas de frutas, misturado com mel e canela ou como sua calda favorita. Pode também ser usado para molhos de salada, misturado a azeite, sal, pimenta e ervas.

Iogurte

Comece aquecendo o leite azedo cru a 37°C. Adicione uma cultura para iniciar a fermentação, como culturas vivas para iogurte grego ou búlgaro, ou um kit de preparar iogurte, mexa e mantenha a mistura morna por entre oito a doze horas. Você pode usar uma iogurteira, um banho-maria, o forno ou uma panela elétrica para manter o iogurte morno durante o período de fermentação. Depois que o iogurte tiver engrossado, coloque na geladeira por duas horas. Ele ficará mais ralo que o comprado pronto. Você pode adicionar frutas, mel e granola, ou usar em outras receitas.

Queijo cremoso

Se você já preparou o iogurte, preparar queijo cremoso é fácil. Use o mesmo processo de preparação de iogurte, e então coloque-o em uma gaze ou pedaço de musselina para coá-lo. O tecido deve ficar elevado para que o líquido possa escorrer para uma vasilha. Você pode pendurar o queijo em um armário de cozinha ou colocá-lo sobre um escorredor dentro de outra vasilha. Coe o iogurte por até 24 horas, dependendo da consistência que você deseja que o queijo tenha. Você pode usar o queijo cremoso para espalhar no pão, para fazer coberturas de bolos, molhos e em várias receitas. Também pode usar o líquido escorrido para fazer ricota, preparar pães, cozinhar batatas ou arroz.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível