Mais
×

Usos para o mineral granada

Atualizado em 17 abril, 2017

Granada é um mineral frequentemente associado ao mês de janeiro, como a pedra oficial dos nascidos nesse mês. Ela é um mineral versátil, que tem alto teor de dureza e é muito abrasiva, antes do tratamento. Embora o uso óbvio para uma granada seja para joias ou outras configurações, existem inúmeros outros usos para elas, como lixas e filtração.

A granada é versátil e é utilizada em joias e na indústria (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Joias

Granadas são pedras usadas para representar os nascidos em janeiro. Essa pedra de cor vermelho-fogo pode ser colocada em colares, ajustes de anéis, pulseiras e até mesmo em relógios. Embora o vermelho escuro seja a cor predominante das granadas, elas também podem ser encontradas em tons de laranja-avermelhado, amarelo e verde.

Abrasivos

O mineral da granada é muito abrasivo, antes de ter sido transformado na brilhante e suave joia que a maioria das pessoas conhece. Uma vez que é derivado de formações rochosas metamórficas e materiais ricos em ferro, este mineral contém uma quantidade elevada de força, que não se decompõe. Quando esmagada e ordenada, uma granada pode ser usada como um abrasivo para itens como lixas comuns, correias, tiras e discos de lixas.

Filtragem de água

Há uma grande quantidade de minerais comuns que são usados no processo de filtragem da água. A granada tem materiais abrasivos que podem purificar a água em sistemas de filtração e remover as impurezas. Quando esmagada, é conhecida como granada areia e é colocada com outros minerais em sistemas de filtração de água, para criar água potável.

Jato de corte

O corte a jato é um processo em que os itens são cortados sem a utilização de uma lâmina real. Isso é feito através da alta velocidade e da pressão da água misturada com materiais abrasivos. Muitas vezes, este material abrasivo é esmagado com minerais da granada. Esse processo é usado, na maioria das vezes, por empresas de mineração e aeroespaciais que precisam cortar superfícies rochosas profundas sem o uso de brocas ou equipamentos pesados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article