Usos do sulfato de cobre (II) penta hidratado

Escrito por keiron audain | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos do sulfato de cobre (II) penta hidratado
O sulfato de cobre penta hidratado é uma fonte chave do elemento cobre (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

O sulfato de cobre é o nome comum do sulfato cúprico, um sal inorgânico, cristalino, inodoro e de coloração azul. O sulfato de cobre existe naturalmente e é uma fonte do elemento cobre largamente usada, onde o cobre tem valência de +2. O sulfato de cobre emite umidade quando exposto ao ar, e se cristaliza como sulfato de cobre penta hidratado, contendo cinco moléculas de água (CuSO4.5H2O). O sulfato de cobre penta hidratado possui uma variedade de usos comerciais, e é também conhecido como vitríolo azul.

Outras pessoas estão lendo

Agricultura

O sulfato de cobre penta hidratado é principalmente usado na agricultura como um fungicida. A mistura Bordeaux era um fungicida desenvolvido pelo botânico francês Millardet no século XIX, contendo sulfato de cobre de penta hidratado, cal hidratada e água, sendo ainda utilizada no tratamento de folhas e sementes de plantas. O fungicida de sulfato de cobre penta hidratado é usado no controle de bactérias e fungos que infectam frutas, vegetais e outros campos de cereais. Exemplos de micróbios incluem manchas nas folhas, pragas, crostas de maçã e bolor.

Galvanização do cobre

A galvanização do cobre possui uma variedade de aplicações em um alto número de produtos, incluindo termoplásticos e placas de circuito impressas, possuindo uma ampla utilidade industrial nas áreas de informática, automobilística, eletrônica e comunicações. O eletrólito mais comum da galvanização do cobre usado é o sulfato de cobre penta hidratado acidificado, pois ele se mantém estável, não tóxico, barato e facilmente disponível. O sulfato de cobre penta hidratado oferece os íons de cobre necessários para a galvanização.

Alimentação animal

O íon cobre é a chave da dieta suplementar de animais. Por exemplo, o cobre tem um papel na redução do colesterol no plasma dos ovos e do músculo do peito de aves. Ele também diminui a quantidade de gordura, aumenta a proteína de carnes e melhora a produção de ovos e eficiência alimentícia. Similar ao seu uso na agricultura, o sulfato de cobre penta hidratado também é como um agente antifúngico em granjas durante períodos de verão, quando infecções tropicais prevalecem.

Outros usos

O sulfato de cobre penta hidratado detém o crescimento de algas em fornecimentos de água. Na indústria de mineração, ele age como um reagente flutuante durante a recuperação de zinco e chumbo. Em campos irrigados de arroz, ele limita a propagação do camarão girino, sendo também efetivo nos tratamentos de esgoto.

Precaução

O sulfato de cobre penta hidratado é um composto químico perigoso e deve ser manuseado com óculos de proteção e luvas de borracha. O sulfato de cobre penta hidratado é ácido e irrita os olhos e o trato respiratório ao entrar em contato com eles. Ele é absorvido pela pele, causando coceira severa e dermatite. Se engolido, ele causa náusea, vômito, dores de cabeça e dores lacerantes no peito. No caso de contato com os olhos, eles devem ser imediatamente lavados com água corrente. Apesar de não ser considerado tóxico por induzir ao vômito se for ingerido, ele pode danificar órgãos internos como o fígado, rins e trato gastrointestinal. Grandes quantidades de leite ou água devem ser consumidas e um médico deve ser notificado imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível