Mais
×

Usos para telhas velhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Enquanto resíduos de construção como tábuas e canos são relativamente fáceis de reutilizar ou reciclar, as telhas são sempre uma matéria um pouco mais complexa. Apesar de muitas telhas velhas ou sobressalentes estarem em condições relativamente boas, encontrar um uso para elas é difícil. Procure por pessoas ou organizações que precisem de telhas velhas, ou use a criatividade para reutilizá-las e dar-lhes um novo propósito.

Telhas também são usadas como cobertura de parede (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cenário de teatro

Muitas companhias amadoras, profissionais ou escolas de teatro requerem grandes peças de cenário para montar ambientes externos no palco, geralmente com telhados parciais, falsos, que precisam de telhas para parecerem realistas. Telhas velhas e usadas adicionam ainda mais valor a esse tipo de projeto, pois o cenário precisará de telhados que pareçam antigos. Contate grupos locais para ver se algum deles tem uma produção que poderia se beneficiar da sua doação, ou pergunte se o diretor técnico está interessado em guardá-las para usar em uma futura produção.

Refugo de madeira

Se estiver lidando com telhas de madeira, elas são excelentes como lenha depois de secas e trituradas. Se tiver acesso a um triturador de madeira, use as telhas para fazer forragem para o jardim, com uma textura e cor diferente da forragem feita de casca de árvore, ela é boa para adicionar um caminho de cores contrastantes.

Caridade

Se as suas telhas velhas ainda estiverem em boas condições para serem usadas em construções novas, tente doá-las para organizações de caridade que lidam com a construção, reparos ou renovação de casas. As doações de materiais de construção de todo o tipo ajudam esses grupos a abaixarem os custos, o que lhes permite oferecer serviços às famílias ou organizações carentes da região.

Caminhos externos

Use as telhas para cobrir um caminho no jardim, formando uma feição atrativa na paisagem que evitará que as ervas daninhas cresçam e para oferecer um contraste com o esquema de cores do jardim. Da mesma forma, tenha telhas disponíveis para os meses de inverno nas regiões com neve ou gelo; coloque-as no terreno para criar um caminho temporário entre a porta e a calçada ou para qualquer local útil.

Projetos de arte

Use as telhas mais bonitas para criar pequenos objetos de arte. A textura e brilho das fibras da telha podem gerar formas atrativas para decorar pequenos projetos externos, como casinhas de passarinhos. Recorte as formas usando estêncil e um estilete na parte de trás, mais macia, da telha.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article