×
Loading ...

Usos para o vidro de chumbo

Atualizado em 20 julho, 2017

O vidro de chumbo é provavelmente mais conhecido pelo seu uso em vitrais. Também frequentemente usado para fazer recipientes, pratos e copos, ele é muitas vezes chamado de "cristal" ou "cristal de chumbo", e também é usado como proteção contra radiação. Ele é simplesmente um vidro formado através de um quartzo que contém chumbo, e sua quantidade pode variar em relação ao vidro, além dele tornar o vidro mais maleável para se moldar.

Vitral (lead & glass - 2 image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Vitral

O vitral é um tipo de arte popular, e vários e belos designs podem ser alcançados usando o vidro de chumbo em suas várias cores e texturas. O vitral pode ser usado em janelas, portas de armário, paredes, tampos de mesa e paras muito outros usos, sejam decorativos e/ou funcionais.

Loading...
Os vitrais possuem vidro de chumbo (stained glass image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

Produtos de cristal

Taças de vinho, decantadores e outros itens frequentemente chamados de "cristais" são, na verdade, vidros de chumbo, podendo ser trabalhados, modelados e facetados para dar para ele um ar decorativo. No entanto, segundo o The New York Times, os cientistas da Columbia University, em Nova York, descobriram que o chumbo pode e, de fato, vaza desses itens, podendo contaminar alimentos ou bebidas. Deve-se tomar cuidado quando louças de cristal para servir alimentos ou bebidas são utilizadas.

Cristal (Crystal glass image by Michel Gérard from Fotolia.com)

Mosaico

Os pequenos ladrilhos ou pastilhas usadas em mosaicos podem ser feitas a partir de cristal de chumbo.

Mosaico (mosaic image by Natalia Pavlova from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...