Mais
×

Utensílios que você pode fazer com material reciclável

Existe uma série de materiais que você pode reciclar para dar vida a novos objetos!
Getty Images

Introdução

Garrafas PET, latas de leite, garrafas de vidro, tampinhas de refrigerante, rolhas de vinhos: há uma diversidade enorme de materiais, geralmente descartados após o uso, que você pode guardar e reaproveitar para criar ou reformar utensílios. É um ótimo jeito de trabalhar a sua criatividade, economizar e elaborar objetos únicos e personalizados. Veja algumas ideias e aposte na decoração reciclável.

Transforme latas de leite em um porta lápis ou luminária
Reprodução mekarita.blogspot.com

Latas de alumínio

As latas de leite, chocolate em pó ou conservas podem se transformar em novos objetos. Pintá-las ou envolvê-las com tecidos é uma ótima maneira de transformá-las em apetrechos que podem ter diferentes utilidades, como guardar sal, temperos, lápis e canetas, ou mesmo velas. Uma possibilidade mais ousada é usá-las como luminária. Para isso, você vai precisar de uma lata de alumínio, pisca-pisca de Natal e tinta spray. Primeiro, faça diversos furinhos dispersos na lata, com a ajuda de uma furadeira. Em seguida, pinte a luminária com a tinta spray da cor que você preferir. Por fim, coloque o pisca-pisca no interior da lata, deixando de fora apenas o fio para ligar na tomada, e tampe. O efeito da luz escapando pelos furinhos é incrível!

Aquela garrafa de vidro esquecida pode virar um delicado vaso de flores
alenkasm/iStock/Getty Images

Garrafas de vidro

Garrafas de vidro podem dar nova vida à decoração. Sejam de refrigerante, vinho, suco, azeite... todas podem ser reutilizadas! Reúna as que você tem em casa e componha novos vasos de flores. Você pode optar por mantê-las com o rótulo, envolvê-las com papel adesivo ou pintá-las como preferir. Nesse caso, prefira os vidros transparentes. Misture diferentes formatos e tamanhos de garrafa ou opte por um só modelo. O efeito é simples, delicado e bonito.

Exponha suas fotos de uma maneira inovadora com potes de vidro
Reprodução do site naojoguefora.wordpress.com

Potes de vidro

Cansada de porta-retratos tradicionais? Aposte em diferentes tipos de potes de vidro transparente para renovar sua estante de recordações. Basta colocar a foto dentro dos potes que elas se adaptam ao seu formato. Invista na mistura de recipientes de diversos diâmetros e larguras. As fotos ganham um efeito inusitado e divertido.

Reutilize caixotes para criar uma estante
Reprodução mannanoivas.blogspot.com|Labeled for reuse

Caixote de feira

Caixotes de madeira são muito versáteis para reaproveitar na decoração. É possível utilizá-los para criar mesas ou estantes para colocar livros, plantas ou enfeites. Basta escolher a disposição de acordo com seu gosto e o espaço disponível. O mesmo vale para os paletes de madeira ou engradados de plástico. Não esqueça de limpar bem o caixote e verificar se não há tábuas ou pregos soltos. Lixe para remover as imperfeições e pinte da cor que preferir. Se quiser utilizar a madeira crua, sem pintura, invista no verniz.

Crie diversos objetos com rolhas de cortiça
Reprodução www.thewoodenbee.com

Rolhas de vinho

O que fazer com as rolhas de vinho que sempre sobram das celebrações em casa? Que tal utilizá-las para criar um descanso de copos ou panelas? É simples: escolha o desenho ou forma para elaborar o descanso. Você pode unir as rolhas costurando-as, ou envolvendo com uma fita, de modo que fiquem bem firmes. Outra opção é juntá-las e montar um mural na parede para pregar recados, usando um suporte. Libere a sua criatividade!

Reaproveite garrafas PET para fazer um pequeno banco para sentar
Reprodução www.negociopilates.com.br

Garrafas PET

As garrafas PET dos refrigerantes também podem ser matéria-prima para seu artesanato. Cortando-as ao meio, você pode utilizar a parte de baixo como porta lápis ou como uma pequena lixeira de mesa, pintando-a conforme preferir. Outra ideia é montar um pequeno pufe. Para isso, corte algumas garrafas na altura em que começam a afunilar. Descarte os bicos e encaixe a parte de baixo no bico de outra garrafa inteira, de modo que ambos os lados tenham a forma do apoio da garrafa, e prenda com fita. Arrume as garrafas em filas para chegar no formato que deseja e fixe com fita adesiva. Por fim, prenda uma almofada ou espuma na ponta e cubra tudo com um tecido colorido.