Útero retrovertido e dor nas costas

Escrito por julie ackendorf Google | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A posição normal do útero em mulheres mais adultas é a vertical e, em alguns casos, esse órgão pode ficar inclinado para trás dentro da cavidade abdominal. Embora essa configuração uterina raramente apresente um problema em relação à fertilidade, algumas mulheres com útero retrovertido podem experimentar dor lombar, mesmo estando ou não, grávidas. Normalmente, com o amadurecimento do corpo feminino e com a chegada da mulher na fase adulta, o útero avança para frente. Às vezes, isso não acontece, e o útero permanece inclinado para trás.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas de um útero retrovertido

Algumas mulheres com útero inclinado -- também conhecido como retrovertido -- não apresentarão nenhum sintoma. Outras, experimentarão dor e desconforto. De acordo com sites especializados em tratar de assuntos relacionados à saúde feminina, os sintomas comuns podem incluir dor durante a relação sexual à dor extrema durante a menstruação. As mulheres com essa condição podem ter dores nas costas, bem como infecções do trato urinário e incontinência. Em casos graves, um útero retrovertido tem potencial para causar problemas de fertilidade.

Por que um útero retrovertido causa dores nas costas?

A posição que o útero inclinado assume coloca pressão sobre a parte inferior das costas, e essa pressão pode ser aplicada sobre um nervo ou outras áreas sensíveis dessa região. Embora nem todas as mulheres com esse problema apresentem dor costas, esse sintoma específico não é incomum.

Complicações de um útero retrovertido

Apesar de um útero inclinado não ser geralmente uma condição que exija intervenção médica, em alguns casos, outros problemas causados por essa condição irão requerer tratamento. Quando a atenção médica é necessária, geralmente é causada por outro problema, como as cicatrizes. Se uma mulher fica grávida e o útero não está na posição correta com o peso do bebê, ela poderá ter problemas para urinar e a dor nas costas pode se tornar extrema.

Tratamento para útero retrovertido em mulheres grávidas

Embora um útero retrovertido normalmente não requer tratamento, em alguns casos será necessário. No caso de uma gravidez, essa condição pode ser corrigida temporariamente solicitando que a mulher deite de barriga para baixo por alguns dias. Isso fará com que o útero avance e alivie a dor lombar associada.

Tratamento para útero retrovertido em mulheres que não estejam grávidas

O tratamento envolve a inserção de um anel vaginal que mantém o útero na posição vertical para que não caia para trás ficando inclinado. Como ocorre com o tratamento durante a gravidez, isso alivia a dor nas costas que está associada a essa condição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível