Utilidades do pó de mármore

Escrito por cynthia reeser | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Utilidades do pó de mármore
Alguns tipos de mármore têm maior valor para fins artísticos do que outros (Marble Statue image by Sitech from Fotolia.com)

O pó de mármore é bastante utilizado hoje em dia, tanto nas artes como na indústria. De acordo com o site “Sinopia Pigments”, o mármore, também conhecido como rocha metamórfica, origina-se da aplicação de enorme pressão e calor sobre uma massa rochosa. As diferenças dessa massa rochosa original fazem com que o mármore de determinadas regiões do mundo tenha maior valor para fins artísticos do que outros. Leia mais sobre os componentes do mármore e a utilização de seu pó.

Outras pessoas estão lendo

Componentes do mármore

O carbonato de cálcio está presente em diversos materiais, tais como calcário, gesso, giz e mármore. O conteúdo mineral do mármore é resultado da composição original da sua massa rochosa, que muitas vezes inclui magnésio, manganês e ferro. O nível destes elementos é o que determina, em parte, a dureza e a brancura do mármore, de acordo com o site “Sinopia Pigments”. Outros elementos que podem ser encontrados no pó de mármore são alumina e sílica.

Utilidades do pó de mármore
Detalhe do mármore (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Pedreiras famosas

Quanto mais branco ou brilhante for o mármore, mais procurado ele é pelos artistas. A "reserva de classe mundial" em Carrara, Itália, é famosa por seu brilho, de acordo com o site “Natural Pigments”, o qual indica que, na verdade, o mármore de Carrara tem sido "famoso desde a Roma antiga”. Ele foi contemplado por artistas como Michelangelo, devido às suas qualidades evidentes, e foi deste mármore que ele esculpiu “Davi”. Michelangelo também utilizou mármore de uma pedreira em Pietrasanta, na Itália. O pó de mármore de Carrara é vendido como material para escultores e outros artistas plásticos.

Utilidades do pó de mármore
David, de Michelangelo (Karl Weatherly/Photodisc/Getty Images)

Materiais de arte e enchimento

O pó de mármore é um componente básico do gesso acrílico, um revestimento para telas e outras superfícies destinadas à pintura. Ele também é usado para fazer rebocos, tais como gesso Marmorino e Veneziano, como enchimento de tinta ou para substituir a areia em afrescos. Alguns artistas usam o pó para endurecer as superfícies para pastéis a óleo. O pó de mármore é vendido em sacos pesando cerca de 1 kg, dependendo do distribuidor.

Utilidades do pó de mármore
Pintura em tela (Jupiterimages/Photodisc/Getty Images)

Reproduções artísticas

O Ecomarble é um projeto criado pela Comissão Europeia. Trata-se de um método indireto de preservação de uma escultura frágil e antiga. Ele utiliza tecnologia de medição remota para construir uma réplica do objeto usando o pó de mármore. Segundo o site da Comissão Europeia, o pó de mármore é usado para construir a réplica em camadas sucessivas. Como a peça resultante é de boa qualidade e sai mais barata do que as réplicas esculpidas à mão, elas estão ganhando muita popularidade entre museus e visitantes.

Utilidades do pó de mármore
Reprodução de escultura (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Uso industrial

O pó de mármore tem vários usos industriais. Ele é utilizado como enchimento em concreto e materiais de pavimentação, proporcionando uma utilização valiosa do que seria material descartado, de acordo com o resumo reimpresso no website “Science Direct”. Em lugares como a Turquia, onde o mármore é retirado em pedreiras, a quantidade de material desperdiçado em forma de pó está aumentando. Ele também é utilizado para criar gás de ácido carbônico (dióxido de carbono), que é utilizado no engarrafamento de bebidas.

Utilidades do pó de mármore
Detalhe do concreto (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível