Utilidades do xileno

Escrito por contributing writer | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O xileno é uma solução límpida e incolor, com cheiro doce, composta por três isômeros de hidrocarbonetos aromáticos produzidos a partir de petróleo bruto através de um processo chamado alquilação. Ele é constituído por três isômeros distintos: para-xileno, ortoxileno e meta-xileno. Essa solução existe na natureza e também pode ser produzida artificialmente, sendo amplamente usada como um solvente para as indústrias de couro, borracha e impressão. Suas outras aplicações incluem intermediários químicos e altos-motores e agentes de mistura da gasolina de aviação. Ele também é usado em dispositivos de respiração (inaladores) para a administração de respiração artificial, devido a suas propriedades intoxicantes.

Outras pessoas estão lendo

Usos comuns

O xileno é uma matéria-prima para a produção de um monômero (um composto simples com moléculas que se juntam aos polímeros), o ácido tereftálico. Esse ácido é utilizado na produção de polímeros (compostos sintéticos ou naturais que consistem em grandes moléculas). É um bom agente de limpeza de pastilhas de silício e aço e também é usado para esterilizar muitas substâncias. A solução é utilizada como matéria-prima para a produção de gasolina e é encontrada em pequenas proporções no combustível de aviação.

Solvente

O xileno é um dos produtos químicos mais produzidos nos Estados Unidos, sendo amplamente utilizado como diluente e solvente em pinturas, vernizes, colas e tintas. Uma mistura dessa solução pode ser usada ​​para camadas finas de acabamento (uma substância resinosa usada em um verniz preto natural) quando uma secagem mais lenta é desejada. Outro uso frequente é como solvente em produtos pesticidas.

Aplicações de paraxileno

O paraxileno é um dos isômeros de xileno. Ele é um líquido incolor e volátil. O paraxileno é uma matéria-prima muito importante na preparação de PET (tereftalato de polietileno) em lascas, que são amplamente utilizadas nas indústrias de embalagem, por exemplo, para a água mineral e garrafas de refrigerantes carbonatados. Ele também é usado na produção de PTA (ácido tereftálico purificado), uma base petroquímica usada ​​na indústria têxtil para a produção de poliéster.

Utilização na histologia

O xileno é usado na histologia, para limpar tecido para a preparação de cera de parafina. É também utilizado para preparar camadas finas de tecido para exame microscópico, tornando-os hidrofóbicos (o que significa falta de afinidade com a água) para utilizar uma lamela.

Outros usos

A maioria (mais de 90%) dos isômeros de xileno misto é usada para a mistura entre o petróleo e a gasolina e o restante em aplicações diferentes de solventes para a indústria de impressão, produtos farmacêuticos, perfumes e formulações de pesticidas, entre outros usos. O xileno também é usado na preparação de isômeros individuais, que servem para a fabricação de certos tipos de plásticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível