Mais
×

O que é um utilitário Hotkey?

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma "hotkey" é basicamente um atalho de computador, mas geralmente faz referência a um botão no seu teclado que abre, por exemplo, o "media player". As "hotkeys" são fáceis de usar e populares, pois pressionar uma combinação de teclas é mais rápido e preciso do que usar um mouse. Uma "hotkey" nem sempre é associada com um utilitário, mas há muitos utilitários que permitem configurá-las.

É provável que você utilize várias "hotkeys" durante o dia sem perceber (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Hotkeys e atalhos

Os termos "hotkey" e "atalho" são extremamente similares e, às vezes, podem ser intercambiáveis. Quando você abre um programa e pressiona ao mesmo tempo "Alt" e "A" para abrir o menu "Arquivo", está utilizando um atalho de teclado. No entanto, "Ctrl" e "C" (o atalho para copiar texto) pode ser considerado uma "hotkey", pois é uma definição universal. Os botões multimídia do seu computador são "hotkeys", pois realizam funções definidas no computador. Em videogames, as "hotkeys" são usadas para realizar ações frequentes mais rapidamente.

Utilitário

Um utilitário é um programa criado para ajudar o sistema operacional ou o usuário com as funções mais básicas do computador, realizando um conjunto definido de tarefas. O exemplo mais clássico de utilitário é o gerenciador de arquivos do seu sistema, um programa que você utiliza todos os dias e provavelmente não tenha considerado. O gestor de rede também é considerado como utilitário.

Utilitário hotkey

Um "utilitário hotkey" é aquele que permite definir "hotkeys" personalizadas. Os notebooks usam esses utilitários para teclas especiais, e geralmente requerem o uso de controladores proprietários do fabricante. Você também pode baixar este tipo de programas para utilizar "hotkeys" no seu computador. Um exemplo é o "AutoHotKey", um utilitário que permite configurar qualquer combinação de teclas como "hotkey" e diminui a chance de interferir com aquelas definidas pelo sistema operacional.

Erros no utilitário Hotkey

No início do Windows, você pode ver a mensagem "O utilitário hotkey encontrou um problema e deve ser encerrado". Primeiramente, desinstale e reinstale todos os controladores associados com o utilitário. Se você não tiver certeza de quais são, consulte no site do fabricante. Caso o problema persista, entre em contato com o fabricante do computador para saber mais sobre o problema.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article