Utilitários e ferramentas de diagnóstico comuns do Windows XP

Escrito por chad anderson | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Utilitários e ferramentas de diagnóstico comuns do Windows XP
Use aplicativos de diferentes tipos para manter o seu computador em condições ótimas (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Há muitos utilitários de diagnóstico para o Windows XP, tanto incluídos no sistema como disponíveis de terceiros, que podem examinar o seu computador em busca de problemas. Os utilitários próprios da Microsoft foram feitos especialmente para serem usados com certos dispositivos e propósitos, tornando-se a melhor opção para todos os problemas exceto os mais catastróficos.

Outras pessoas estão lendo

Utilitários de disco

Muitos erros podem ser causados por problemas no disco rígido. Os utilitários "Disk Cleanup" (Limpeza de disco), "Disk Defragmenter" (Desfragmentador de disco) e "Disk Error Checking" (Comprovador de erros de disco) podem encontrar e consertar muitos deles. Todos se encontram na pasta "System Tools" (Ferramentas do sistema) do submenu "Accessories" (Acessórios). Além disso, as ferramentas de diagnóstico de disco fornecidas pelos próprios fabricantes podem diagnosticar erros de leitura e escrita que causem problemas com aplicativos no "Windows XP":

Utilitários aplicativos e memória

Erros em tempo de execução, telas azuis e outros erros de memória são frequentemente causados por erros nos programas ou chamadas de sistema incorretas. A ferramenta "Dr. Watson" é ótima para verificar erros em aplicativos e pode ser acessada clicando no atalho "Run" (Executar) do menu Iniciar, digitando "DRWATSN32" e pressionando "Enter". "Memtest86+" é outra boa ferramenta para verificar a memória do computador (veja a seção "Recursos").

Diagnósticos de rede

A ferramenta "Network Diagnostics" (Diagnósticos de rede) é incluída no "Windows XP" e fornece uma via para testar as configurações da sua conexão à internet. Você pode acessá-la a partir do "Internet Explorer", clicando em "Diagnose Connect Problems" (Diagnosticar problemas de conexão) em uma página de erro ou selecionando a ferramenta no menu "Tools" (Ferramentas). Você pode também clicar com o botão direito em uma conexão de rede do menu "Network Connections" (Conexões de rede) e iniciar o diagnóstico. Além disso, tente usar um site como o "Speed Test" (veja a seção "Recursos") para testar a velocidade da sua conexão de banda larga e diagnosticar problemas com ela.

Diagnósticos de hardware

No "Device Manager" (Gerenciador de dispositivos) você pode ver o hardware que funciona incorretamente, marcado com um ícone de advertência do lado. Clique com o botão direito no dispositivo e escolha a opção de diagnóstico. Isso abrirá o utilitário de solução de problemas, o qual tentará atualizar ou consertar o controlador do hardware.

Utilitários contra malware e adware

O adware, o malware e vírus podem infectar o seu computador, dizimar o desempenho e roubar os seus dados privados. Como a maioria desses programas têm por objetivo o "Windows XP", é importante buscá-los no seu computador regularmente. Ferramentas tais como o "Ad-Aware" (da Lavasoft) ou o "Spybot Search & Destroy" são muito boas para encontrar e eliminar aplicativos prejudiciais ou infectados (veja a seção "Recursos"). Combinadas com software antivírus tradicional como o "Norton" ou o "McAfee", tornam-se essenciais para manter o bom funcionamento do seu computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível