Utilização de laminados e folheados de madeira em Interiores

Escrito por kristin russo | Traduzido por antônio melo
Utilização de laminados e folheados de madeira em Interiores
Folheado de madeira

Os laminados e folheados são populares para uso interior por causa de seu baixo custo, facilidade de manutenção e grande variedade de acabamento e disponibilidade de ambos os materiais.

Utilização

Os folheados são fatias em finas camadas de madeira que são coladas em um compensado para dar uma aparência de madeira sólida a móveis, portas ou elementos arquitetônicos de um espaço. As finas camadas de material são ligadas em conjunto para fazer uma folha durável a fim de ser aplicada em superfícies tais como bancadas, armários e pisos.

Tipos

Os tipos populares de folheado de madeira incluem o carvalho, a cereja, o bordo e o vidoeiro. Fabricantes de alta qualidade normalmente usam madeiras raras como a teca, o ébano e o mogno. Os laminados estão disponíveis numa variedade de materiais, incluindo plástico, madeira compensada, madeira e metal.

Características

Os folheados de madeira proporcionam muitas variações na construção. Uma peça pode ser criada a partir de um material estável e sólido e, em seguida, colado à superfície para melhorar a sua aparência estética. Os laminados são geralmente elogiados por sua fácil manutenção e estabilidade.

Custo

As madeiras raras e exóticas podem ser de custo elevadíssimo. Por cortar folheados semelhantes a estas madeiras, belos móveis, painéis e recursos podem ser criados para um espaço, mas por um preço muito mais acessível, com o benefício de uma aparência exótica. Enquanto a bancada de granito real pode custar R$ 100 e aumentar por metragem quadrada, o laminado que parece granito pode ser comprado por um preço tão baixo quanto R$ 6,80 por metro quadrado.

Manutenção

Os folheados de madeira são de fácil manutenção, basta lubrificar regularmente a superfície com um sabão de óleo. Os laminados são fáceis de manter com um limpador multiuso.