Como utilizar a campânula de um estetoscópio

Escrito por maryann depietro | Traduzido por kelly isay
Como utilizar a campânula de um estetoscópio

Aprenda a usar a campânula do estetoscópio

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O estetoscópio é um equipamento usado pelos médicos para escutar os sons dentro do corpo. Por exemplo, sons no pulmão, como chiados, e sons intestinais podem ser ouvidos quando se usa um instrumento como esse. A parte do estetoscópio que entra em contato com o corpo possui dois lados, incluindo o diafragma e a campânula. O diafragma é o disco de plástico plano que fica de um lado e a campânula é a parte do outro lado, que tem o formato de concha. Os dois lados podem ser usados para escutar diferentes frequências de sons, para um exame mais eficiente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entenda que a campânula do estetoscópio é usada para escutar sons de baixa frequência. Já o diafragma é adequado para sons mais agudos. Saber essa diferença te ajudará a aprender qual lado usar em diferentes situações. Por exemplo, os sons do pulmão são geralmente mais altos, sendo então escutados através do diafragma. Já os sons intestinais são mais baixos e podem ser mais facilmente identificados com a campânula, do mesmo jeito que os murmúrios.

  2. 2

    Coloque as olivas auriculares em seus ouvidos e certifique-se de que elas estejam inclinadas para frente. Isso tornará o som mais fácil de ser ouvido.

  3. 3

    Abra a campânula. Quando o diafragma estiver aberto, sendo possível escutar os sons corporais, a campânula estará fechada. Isso significa que é impossível escutar ruídos através da campânula desse modo. Para abri-la, rotacione a peça de contato com o corpo, onde ela se conecta ao tubo. Bata gentilmente no diafragma e certifique-se de que ele esteja fechado e que não se ouça sons através dele. Não bata muito forte. Se o diafragma não estiver completamente fechado, é possível que seus ouvidos sejam feridos. Se não ouvir som algum com o diafragma, isto significa que ele está fechado e que a campânula está pronta para o uso.

  4. 4

    Instrua o paciente a ficar parado. Se ele se mover, talvez ouça a roupa se esfregando na pele, o que interferirá na escuta correta.

  5. 5

    Coloque a peça em formato de concha do estetoscópio, que é a campânula, na parte do corpo que se quer ouvir. Evite fazer muita pressão. Ao contrário do que acontece ao se usar o diafragma, aplicar muita pressão tornará mais difícil escutar sons com a campânula. Além disso, não é necessário o contato com a pele. Porém, roupas muito grossas, como suéteres grossos, podem interferir na escuta adequada.

Dicas & Advertências

  • Escute os sons dos dois lados do corpo. Por exemplo, se o exame estiver sendo feito no intestino, escute tanto o lado esquerdo como o direito. Faça também o exame em mais de um local.
  • Sempre limpe ambos os lados do estetoscópio com álcool e faça isso entre as consultas, para evitar a transmissão de infecções entre os pacientes.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media