×
Loading ...

Como utilizar o Enterprise Architect

Atualizado em 17 abril, 2017

O trabalho de um arquiteto corporativo é complicado, pois envolve uma análise detalhada das necessidades de uma empresa para o presente e o futuro e de detalhes de como atender a essas necessidades. A ferramenta de design Enterprise Archiect UML, da Sparx Systems, foi projetada especificamente para uso por profissionais para gerenciar extensivamente documentos e um modelo de projeto. Liberar o potencial completo do programa pode ser um processo longo, que exige estudo dedicado e prática com o software em conjunto com outros membros da equipe. Felizmente, começar um projeto pode ser uma experiência simples e gratificante.

Instruções

    Iniciando um projeto

  1. Inicie o Enterprise Architect, clicando no ícone no desktop criado durante a instalação, ou abrindo o menu "Iniciar" do Windows e localizando o programa na pasta dele.

    Loading...
  2. Clique em "Criar um novo projeto", na página inicial, e digite um nome para o seu projeto no campo "Nome do Arquivo". Clique em "Salvar" para guardar o seu novo projeto.

  3. Selecione um ou mais modelos que aparecem na tela de diálogo "Selecionar modelos", clicando na caixa de seleção ao lado de cada um. Esses modelos oferecem estruturas básicas, pacotes e diagramas para um projeto, além de recursos úteis.

  4. Clique em "OK" para iniciar o programa. Os pacotes do modelo selecionado serão exibidos no "Explorador de projeto" no lado direito da tela.

    Adicionando uma visualização

  1. No explorador de projeto, clique com o botão direito do mouse no nome do modelo e selecione a opção "Nova Visualização".

  2. Insira um nome para essa visualização no campo de nome.

  3. Selecione um estilo de visualização a partir do menu e clique em "OK". Há seis modelos distintos úteis para diferentes fins, bem como o estilo "Simples", que permite-lhe criar um estilo personalizado.

    Adicionando um pacote a um modelo

  1. Clique em uma lista de pacotes no Explorador de projeto.

  2. Clique no ícone "Novo Pacote" na barra de ferramentas do explorador e digite um nome no campo de texto para este pacote.

  3. Desmarque "Adicionar automaticamente um novo diagrama" e clique em "OK". Esta opção irá criar automaticamente um diagrama para o pacote que padroniza para predefinições selecionadas. Embora útil, ela não deve ser selecionada durante a execução do tutorial.

    Adicionando um diagrama em um pacote

  1. Clique no novo pacote no explorador de projeto e clique em "Novo diagrama" na barra de ferramentas.

  2. Clique em uma categoria de diagrama no "Selecionar de" para exibir uma lista de tipos de diagramas.

  3. Selecione um tipo de diagrama do painel "Tipos de diagramas" e clique em "OK".

    Adicionando elementos

  1. Na caixa de ferramentas à esquerda, clique no elemento do diagrama que precisar. Arraste-o para o diagrama.

  2. Selecione em qual estereótipo o elemento é baseado, se for um elemento "Objeto". Eles podem definir o que o elemento de objeto é, para maior facilidade de interpretação de diagrama.

  3. Dê clique duplo sobre o elemento no diagrama. A caixa de diálogo "Propriedades do elemento" será exibida. Use este diálogo para definir todas as características dele, incluindo o nome. Clique em "OK" para salvar o elemento no diagrama e no Explorador, no pacote onde o diagrama foi criado.

    Adicionando conectores

  1. Crie dois elementos no diagrama.

  2. Clique em um conector na Caixa de Ferramentas e, em seguida, clique no elemento de origem na relação. Arraste através do elemento de origem ao elemento de destino.

  3. Dê um duplo clique no conector para abrir a tela de diálogo "Propriedades do conector". Defina as características da relação entre os dois nas telas exibidas.

Loading...

Dicas

  • Ao concluir essas etapas, terá inciado os níveis mais fundamentais do aplicativo. Todas as outras operações são derivadas principalmente a partir desses passos básicos. No entanto, ele tem operações muito mais complexas. Use o Guia do Usuário para aprender todos os recursos deste software.
  • Lembre-se, se estiver executando a Edição Corporativa ou superior, irá precisar de suporte de servidor adequado. Se não estiver indo trabalhar com o apoio de um sistema de servidor, é recomendado que permaneça em nível abaixo do software de Edição Corporativa.

O que você precisa

  • Enterprise Architect (Versão completa)

Referências

Loading ...
Loading ...