Mais
×

Como utilizar filmes para plastificação com um ferro de passar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando uma foto, um documento ou um relatório é colocado em um filme para plastificação e é passado através de uma máquina plastificadora, ele é coberto por uma fina camada de plástico transparente em ambos os lados. Isso é feito para proteger o papel contra rasgos ou outros sinais de uso, assim como adicionar certa capacidade de resistência à água. No entanto, caso não possua uma máquina plastificadora ou acesso a uma, pode ser utilizado um ferro de passar para vedar o filme de plastificação e proteger o documento.

Instruções

Um ferro de passar pode ser utilizado como uma alternativa às máquinas plastificadoras ao vedar filmes de plastificação (iron image by Eray Haciosmanoglu from Fotolia.com)
  1. Escolha o tamanho do filme de plastificação mais próximo ao tamanho do pedaço de papel que será plastificado.

  2. Insira o documento ou cartão dentro do filme de plastificação. O filme é o mesmo tanto na frente quanto no verso, por isso não fará diferença a maneira com que o documento for inserido dentro dele.

  3. Aqueça o ferro de passar utilizando o ajuste mais baixo. Coloque um pedaço de cartolina sobre o filme de plastificação contendo o documento.

  4. Passe a cartolina a ferro, movimentando-o de um lado para o outro pelo menos duas ou três vezes e certificando-se de cobrir toda a superfície. Levante a cartolina e verifique o documento. Se o filme de plastificação não estiver vedado ou parecer embaçado, aumente a temperatura do ferro. Repita esse passo até encontrar um ajuste que vede o filme. Não comece com um ajuste alto, evitando derreter o filme acidentalmente ou queimar o documento. É melhor começar com uma temperatura baixa e aumentá-la, se necessário.

  5. Utilize uma tesoura para recortar o excesso de filme plastificado ao redor do papel.

Aviso

  • Tome cuidado para não se queimar quando trabalhar com um ferro quente.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article