Mais
×

Como utilizar o GParted para formatar um disco NTFS

Atualizado em 20 julho, 2017

O GParted é um programa de gerenciamento de partições do Linux. Ele fornece uma interface gráfica ao usuário para uma variedade de criação de partições, exclusão, redimensionamento e utilitários de formatação que de outra forma poderiam ser executados a partir de um terminal Linux. Ele pode formatar as partições do disco que usam o formato do sistema de arquivos NTFS usado pelo Windows da Microsoft, mas requer o utilitário ntfsprogs instalado. Se não o tiver instalado, a opção de formatar partições NTFS aparecerá acinzentada no GParted.

Instruções

O GParted pode usar discos portáteis ou interno (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Acesse um terminal. Clique em "Aplicativos", depois em "Acessórios" e em "Terminal" no Ubuntu.

  2. Instale o pacote ntfsprogs do software de repositórios da sua distribuição Linux. Digite "sudo apt-get install ntfsprogs" na janela do terminal no Ubuntu e pressione "Enter", digite sua senha e pressione "Enter". Consulte a documentação da sua distribuição Linux para obter informações sobre a instalação do software.

  3. Acesse o GParted. Clique em "Sistema", depois em "Administração" e em "Editor de partições GParted" no Ubuntu. Feche o programa, se ele abriu quando da instalação do pacote, e reabra-o.

  4. Clique na caixa no canto superior direito da janela do GParted e selecione o disco que deseja particionar clicando em seu nome na lista.

  5. Formate uma partição existente ou crie uma nova. Formate uma partição existente clicando com o botão direito do mouse na partição da janela GParted, depois clicando em "Formatar para" e em "NTFS." Crie uma nova partição NTFS com espaço não alocado clicando com o botão direito do mouse, em seguida, clicando em "Nova", clicando na caixa "Arquivos do sistema", em "NTFS" e em "Adicionar".

  6. Clique no menu "Editar" no topo da janela do programa e clique em "Aplicar todas as operações".

  7. Clique em "Aplicar".

Dicas

  • Não é possível formatar partições que estão montadas e em uso. Se ela está montada, clique com o botão direito do mouse e em "Desmontar" antes de formatá-la.

Aviso

  • A formatação de uma partição remove todos os dados existentes nela. Quaisquer dados nela serão perdidos quando formatar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article