Como utilizar o iReport para o NetBeans

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por felipe zschornack
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como utilizar o iReport para o NetBeans
O iReport é disponibilizado na forma de um plugin para o NetBeans ou na forma de aplicação independente (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado, ou IDE, usado por desenvolvedores para criar aplicativos móveis, web ou desktop em uma plataforma Java. O plugin iReport, desenvolvido pela JasperSoft, oferece a opção adicional de incluir a capacidade de gerar relatórios complexos para aplicações construídas no NetBeans. Com o iReport, é possível criar uma grande variedade de relatórios, incluindo tabelas de referência cruzada, e adicionar vários estilos e bordas. Após instalar o plugin do iReport, usá-lo para criar o seu primeiro relatório é um processo simples.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Faça o download do plugin iReport para o NetBeans a partir de um site online.

  2. 2

    Abra o NetBeans. Clique em "Tools" (Ferramentas) e depois em "Plugins" na barra de menu. Clique na aba "Downloaded" (Baixados) e depois em "Add Plugins" (Adicionar plugins). Navegue até onde o arquivo iReport baixado foi salvo, selecione os arquivos do iReport e, em seguida, clique em "Open" (Abrir). Repare que os arquivos do iReport agora são mostrados na guia "Downloaded" da janela de plugins. Clique na caixa de seleção ao lado dos arquivos do iReport e, em seguida, vá em "Install" (Instalar). Siga as instruções na tela para completar a instalação do plugin. Clique em "Finish" (Terminar) para concluir o assistente de instalação.

  3. 3

    Clique na guia "Services" (Serviços) dentro do NetBeans. Clique em "Databases" (Bancos de dados) e depois em "New Connection" (Nova conexão) para configurar a conexão com o banco de dados. Insira todas as informações para a sua conexão na guia "Basic Setting" (Configuração básica) do "New Database Connection" (Nova conexão de banco de dados). Clique em "OK" quando terminar. Clique no seu banco de dados recém-conectado na guia "Services" (Serviços) para selecioná-lo.

  4. 4

    Clique no ícone "Report Datasources" (Fontes de dados) na barra de ferramentas. Selecione então a fonte de dados para ser utilizada no relatório. Clique em "New" (Novo) na caixa de diálogo Connections/Datasources (Conexões/Fontes de dados). Clique em "NetBeans Database JDBC connection" (Conexão JDBC de banco de dados do NetBeans) e depois "Next" (Próximo). Digite o nome da fonte de dados no campo "Name" (Nome). Clique na caixa de seleção suspensa ao lado de "Connection" (Conexão) para selecionar a conexão de banco de dados que foi criada no passo anterior. Clique em "Test" (Testar) para testar a conexão. Clique no botão "Save" (Salvar) depois de o teste de conexão ter sido concluído. Feche a caixa de diálogo Connection/Datasources.

  5. 5

    Clique em "File" (Arquivo) e depois em "New File" (Novo arquivo) na barra de menu. Clique em "Report" (Relatório) na guia Categories (Categorias). Escolha a opção "Report Wizard" (Assistente de relatórios) no campo "File Types" (Tipos de arquivo) e clique em "Next". Clique em um dos leiautes que você deseja para o relatório a ser criado e depois clique em "Next".

  6. 6

    Digite um nome para o relatório no campo "File Name" (Nome do arquivo). Clique em "Browse" (Navegar) e escolha uma pasta na qual você deseja salvar o relatório. Clique em "Next".

  7. 7

    Clique na caixa de seleção suspensa abaixo de "Connections/DataSources" e escolha a fonte de dados estabelecida no passo anterior. No campo "Query" (Consulta), insira a consulta SQL referente às informações que você deseja exibir no relatório. Por exemplo, para exibir todos os estudantes matriculados na disciplina de Inglês (English), insira o seguinte código:

    SELECT Student_Names FROM tblEnglish

    Clique em "Next" quando terminar de inserir a consulta SQL. Se você deseja agrupar o relatório de acordo com alguns campos, selecione os campos na próxima tela e depois clique em "Next".

  8. 8

    Clique em "Finish" depois de visualizar a mensagem de parabéns na próxima tela. Visualize o seu relatório clicando no botão "Preview" (Pré-visualização).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível