×
Loading ...

Como utilizar literatura infantil em sala de aula

Atualizado em 13 junho, 2017

Livros infantis podem ser uma rica fonte de conhecimento e muitas vezes são usados ​​em sala de aula, ajudando os alunos a melhorar o vocabulário e desenvolver o uso da gramática. Utilizar a literatura infantil é uma forma produtiva e eficaz de ensinar, entretanto é necessario você saiba como fazê-lo.

Instruções

Use livros infantis para ensinar literatura a jovens alunos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha uma obra literária. Encontrar o livro adequado provavelmente é o maior desafio quando se trata de ensinar literatura a crianças. Saber como ensinar obviamente é essencial, mas usar o livro certo é tão importante quanto. Sem uma seleção adequada das obras, as crianças não vão ter interesse na atividade. Quando for escolher o livro, analise o seu tamanho e se a historia é de fácil entendimento. Histórias fáceis e curtas são adequadas para as crianças mais novas. Preste atenção ao nível do vocabulário usado em cada livro escolhido e lembre-se de que as ilustrações devem ser interessantes e informativas.

    Loading...
  2. Pense em quanto tempo você vai precisar. O tempo que você gasta ensinando a partir de um livro é muito importante. O estudo amplo de um determinado livro é crucial para a aprendizagem dos estudantes, para que eles realmente possam absorver o conteúdo estudado. Passe o máximo de tempo possível em livros como "O gato no chapéu" ("The cat in the hat", no original em inglês), que são apropriados e agradáveis para os alunos mais novos. Assim, você vai aumentar o entusiasmo deles. Repetir os estudos das mesmas obras literárias pode ajudar a memorizar os livros.

  3. As crianças respondem bem a aulas dinâmicas. É preciso variar as atividades nas aulas, o que além de divertido é educacional. Ao ler um obra literária, você pode incorporar cantigas e atividades com sons e desenhos na sala de aula. Sente-se e leia para as crianças. Evite leituras maçantes e monótonas, tentando deixá-los o mais animados possível. Escolha uma passagem do livro e peça a eles para cantá-la, seja em grupos ou um após o outro. Quando eles aprenderem palavras novas, use-as em trabalhos de arte feitos em sala, pedindo a eles para ilustrar a palavra que aprenderam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...