Como utilizar um mapa estratégico para analisar a concorrência?

Escrito por john t. williams | Traduzido por fabiana silva
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Como utilizar um mapa estratégico para analisar a concorrência?
Elabore um mapa estratégico que inclua os principais concorrentes para conseguir realizar uma análise abrangente da concorrência (business flow chart orange image by Nicemonkey from Fotolia.com)

Em vez de você acreditar que já tem controle sobre seus concorrentes ou ter a sensação de que não existe uma forma de realmente avaliar a concorrência, use um mapa estratégico para entender melhor a sua própria empresa e como está o seu desempenho em comparação aos principais concorrentes. O tempo e o esforço empregados para ganhar perspectiva, reunir informações e traçar estratégias serão compensados com a obtenção de um plano coerente, que poderá ser passado para os funcionários, direcionando os recursos para melhor posicionar a sua empresa no mercado.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Software com recursos para a criação de um fluxograma
  • Indicadores de desempenho: dados financeiros, participação de mercado, pontuações de satisfação do cliente

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Instruções

    Prepare todo o cenário

  1. 1

    Decida quais companhias você considera as mais importantes no cenário competitivo: as três ou cinco principais empresas com as quais a sua empresa disputa a preferência dos clientes.

  2. 2

    Reúna os indicadores-chave de desempenho do cenário competitivo. Colete os dados de inteligência competitiva de relatórios da empresa, organogramas, registros da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), pedidos de patentes, comunicados de imprensa ou resultados de pesquisa fornecidos nas publicações da associação comercial.

  3. 3

    Concilie essas informações com aquelas obtidas com os dados internos; ainda que seja possível obter muito mais informações sobre sua própria empresa, padronize os dados que serão utilizados no processo de mapeamento entre as empresas, para garantir uma comparação de 'igual para igual'.

    Obtenha quatro prerspectivas

  1. 1

    Desenvolva a perspectiva financeira. Reúna dados fiscais, como receitas, custos, lucros e rendimentos. Foque naquilo que é preciso para sustentar financeiramente os objetivos de uma corporação.

  2. 2

    Elabore as perspectivas dos clientes. Determine como eles veem as empresas que estão sendo mapeadas usando dados de participação de mercado, as pontuações de satisfação do cliente e os dados de hábitos e atitudes. Concentre-se em definir a proposta de valor exclusiva de cada empresa: como cada uma adquire e mantém os clientes.

  3. 3

    Estabeleça uma perspectiva sobre os processos. Determine em quais processos internos cada empresa apresenta excelência quando realiza as respectivas propostas de valor: o que cada empresa faz de melhor para satisfazer seus clientes. Preencha as partes do mapa usando o mix de produtos, as principais operações ou instalações e os dados dos canais de vendas ou de distribuição.

  4. 4

    Elabore a perspectiva de crescimento e de aprendizagem. Planeje quais tecnologias ou cultura corporativa sustentam os processos, usando as propriedades intelectuais como patentes ou o desenvolvimento de novidades nos produtos ou extensões, como também organogramas para verificar como a estrutura de empresa oferece suporte para seus esforços. Essa parte do mapa destaca como cada empresa se estrutura para sustentar sua capacidade de executar seu processo e adaptar-se às demandas do mercado.

    Prepare o mapa

  1. 1

    Usando o software de fluxograma ou até mesmo programas especificamente projetados para a criação de mapas estratégicos, registre as informações para representar graficamente a interligação entre as quatro perspectivas dentro de sua organização.

  2. 2

    Definindo sua empresa como linha de base, reproduza a representação gráfica de cada concorrente.

  3. 3

    Escolha uma das várias maneiras de retratar o cenário competitivo. Uma delas é usar um mapa grande e simplificado, que mostra as informações rudimentares para todos os concorrentes, como um gráfico de 'resumo'. O próximo passo é separar os mapas para cada empresa estabelecer-se lado a lado. O terceiro é usar um 'atlas' que exibe os detalhes sobre todas as empresas, com cada uma das quatro perspectivas em sua própria página.

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