×
Loading ...

Como utilizar óleo de coco

Extraído direto da fruta, o óleo de coco foi celebrado nos últimos anos como um alimento aliado da alimentação saudável e da solução natural para quem quer ''emagrecer. No entanto, a comunidade científica ainda não confirmou totalmente os benefícios desse óleo. A controvérsia ocorre porque o óleo de coco é uma substância com alto teor de gordura saturada. Quando consumido em grandes quantidades, portanto, pode aumentar o índice do colesterol ruim em nosso organismo. Já os defensores do óleo de coco argumentam que esse ingrediente é logo convertido em energia, pelo nosso organismo. Alguns estudos comprovam que, se consumido moderadamente, o óleo de coco acelera o metabolismo do organismo e contribui para a sensação de saciedade e emagrecimento.

Instruções

Extraído da fruta, o óleo de coco é uma gordura que acelera nosso metabolismo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Receita

  1. O primeiro passo para preparar o óleo de coco em casa é bater no liquidificador a água de coco e a polpa da fruta. Bata em potência máxima por aproximadamente dois minutos. O resultado deve ser um creme liso com consistência fina.

    Loading...
  2. Em seguida, coe o creme obtido e separe a parte líquida em uma garrafa, guardando-a por dois dias em um ambiente escuro, em temperatura ambiente.

  3. Depois, transfira o líquido para outra garrafa de plástico. Deixe-a por aproximadamente seis horas em um abrigo com sombra, em temperatura aproximada de 25ºC.

  4. Passado esse período, leve a garrafa para a geladeira por mais três horas. Durante esse tempo, o óleo de coco vai se solidificar. Quando isso acontecer, corte a garrafa plástica e separe a água do óleo. Transfira apenas o óleo para um recipiente. Tampe-o bem e deixe-o armazenado à sombra. Não é preciso deixar na geladeira.

    Modos de usar

  1. É possível utilizar o óleo de coco de diversas formas na dieta diária. É interessante substituir o óleo comum pelo óleo de coco. Sendo assim, é possível fazer frituras de modo mais saudável.

  2. Normalmente é possível utilizar o óleo de coco para substituir qualquer tipo de gordura, como azeite de oliva, margarina e manteiga. Experimente refogar o arroz com uma colher de sopa de óleo de coco, em vez óleo ou azeite.

  3. O óleo de coco também acompanha bem carnes, frangos e peixes grelhados. Basta uma pitada do óleo para deixar a carne com um gostinho mais saboroso.

  4. Uma colher de óleo de coco em jejum antes de praticar exercícios físicos ajuda a queimar calorias, já que se trata de um alimento termogênico, ou seja, um acelerador natural do metabolismo.

  5. Além de muito utilizado na gastronomia, os benefícios do óleo de coco também podem ser utilizados com valor cosmético. Produtos feitos à base de óleo de coco ajudam a hidratar os cabelos, controlar os fios rebeldes (frizz) e combate as bactérias que formam as acnes.

Loading...

Dicas

  • O óleo de coco pode ser encontrado pronto em alguns supermercados, mercearias ou lojas de produtos naturais e orgânicos.
  • O óleo de coco possui validade de dois anos.

Aviso

  • A quantidade máxima de óleo de coco recomendada é de uma colher de sopa por dia.
  • Tenha cuidado para não ingerir óleo de coco em grandes quantidades. Em vez de emagrecer, o resultado será o sobrepeso, já que o óleo é uma gordura saturada. Outros efeitos colaterais são o aumento do colesterol e a diarreia.

O que você precisa

  • Três xícaras (de chá) de água de coco
  • Dois cocos de casca marrom já maduros
  • Garrafa de plástico PET
  • Recipiente de vidro com tampa

Referências

Loading ...
Loading ...