Mais
×

Como utilizar uma plaina manual

Atualizado em 19 julho, 2017

Uma plaina pequena manual é uma ferramenta de uma lâmina, orientada horizontalmente, com uma alça de cada lado. O corpo da ferramenta pode ser feito de metal ou de madeira. Antigamente usada para fazer rodas em carruagens, atualmente é utilizada para arredondar objetos irregulares, como, por exemplo, uma bengala. A vantagem delas é serem curtas o suficiente para serem usadas para moldar o lado côncavo de objetos curvos, como cabos de machado, pernas de móveis e remos de canoa.

Instruções

Duas plainas manuais pequenas (Photos by Gene Tencza)

    Como usar uma plaina

  1. Selecione um pedaço de madeira apropriado para o seu projeto. Se for curvada, faça mais ou menos a forma com uma serra.

  2. Segure a parte de forma segura com um torno ou com grampos. A imagem mostra um puxador curvado preso a um torno antigo.

    Torno
  3. Segure a plaina com ambas as mãos e puxe-a para você ou empurre-a, dependendo da direção das fibras da madeira. Raspe um pouco de cada vez. Pense na ferramenta como um descascador de batatas com duas alças.

    Plaina usada com movimento de "empurrar"
  4. Gire a madeira à medida em que a descascar. Você estará arredondando os cantos de um quadrado até que a peça se torne redonda. Uma passada "empurrando" remove a madeira mais rapidamente. Para fazer a forma na ponta da madeira mais próxima de você, passe a ferramenta no sentido de "puxar".

    Plaina usada com movimento de "puxar"
  5. Reposicione sua peça de modo que o torno esteja segurando o lado que já está terminado. Agora você pode moldar a parte incompleta.

    Agora do outro lado, para concluir o trabalho

Aviso

  • Ao utilizar ferramentas que exijam força em movimentos de "empurrar", abra espaço em volta, para não se machucar, caso suas mãos escorreguem do utensílio.

O que você precisa

  • Plaina pequena
  • Madeira
  • Torno pequeno de marcenaria
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article