Cães: tumores nos dedos

Um tumor crescendo na pata do seu cão nem sempre é indicativo de câncer

grey dog feet image by Paul Retherford from Fotolia.com

Em um dia comum, você está descansando com seu cachorro com as patas dele no seu colo quando, de repente, entre os dedos, está visível o que parece ser um tumor. A morte por câncer é o seu primeiro pensamento. Ao invés de simplesmente pensar no pior cenário possível, respire fundo e prepare-se para aprender sobre tumores nos dedos dos cães.

O tumor

Segundo o blog mantido pela Embrace Pet Insurance, os tumores nos dedos são, na verdade, bem comuns em cachorros e estão entre as causas principais de amputações. Felizmente, nem todos os calombos na pata canina são cancerígenos. Daqueles que realmente são, o carcinoma das células escamosas, o melanoma maligno, os mastócitos e os sarcomas dos tecidos moles são os mais comuns.

O pior quadro

O carcinoma, embora seja a forma mais comum de um tumor maligno, também é o mais difícil de tratar, uma vez que ele é particularmente invasivo. Já o das células escamosas começa na pele ao redor da unha e, com frequência, afeta os ossos e tecidos do entorno, de acordo com o site PetMD. Geralmente, ele afeta apenas um dedo e pode parecer um pequeno nódulo vermelho ou uma bolha, mas sem qualquer fluido.

A melhor hipótese

O que você, de início, acha que é um tumor cancerígeno, pode ser nada mais que um depósito inofensivo de cálcio. Se o seu cão lamber muito a área e isso resultar em uma infecção, seu veterinário pode recomendar o uso de uma pomada. Do contrário, ele pode dar alta para o animal.

Algumas raças são mais propensas à gota, que pode se manifestar como um calo nas patas. Provavelmente, o veterinário checará essa condição.

Diagnóstico

Antes que o tumor nos dedos apareça, será necessário providenciar ao veterinário o histórico de saúde completo do seu cachorro. O site PetMD recomenda mencionar quaisquer ferimentos observados no animal ultimamente, mesmo que você ache que foram causados por acidentes em ambientes externos. Seu veterinário procurará sinais de outros tumores e pedirá um hemograma. Ele também pode extrair uma amostra de fluido linfático. A pata será radiografada, bem como outras partes do corpo, como o peito, de forma a procurar por tumores internos. Por fim, o profissional fará uma biópsia na massa presente nos dedos do animais.

Tratamento

O tratamento dependerá do tipo de massa existente. Um tumor maligno que não se espalhou para outras partes do corpo pode requerer uma amputação do dedo. Os cães tendem a se recuperar bem desse tipo de procedimento e logo estarão andando novamente. Se o câncer se espalhou, a quimioterapia é uma recomendação também. Se a gota encontrada for um problema, o médico sugerirá mudanças na alimentação e uma medicação.

eHow Brasil
×