Mais
×

Como utilizar "Traffic Shaping"

Atualizado em 17 abril, 2017

O "traffic shaping" (modelagem de tráfego) é uma técnica usada por usuários de computadores para acelerar as velocidades ao baixar ou enviar arquivos. Ela garante que a confirmação (ACK) de pacotes seja enviada e retornada à velocidades customizadas. Isso permite ao usuário baixar e enviar arquivos na velocidade que deseja. É necessário baixar e instalar um programa de "traffic shaping" caso queira utilizá-la.

Instruções

Aprenda como usar o "traffic shaping" no seu computador (computer image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)
  1. Abra o navegador. Procure um programa de modelagem de tráfego como "pfSense", "Bandwidth Controller" ou "OpenVPN" em pfSense, FileTransit ou Brothersoft. Baixe-o e instale-o no computador.

  2. Abra o programa instalado. Passe o cursor do mouse sobre o botão "Firewall" e clique em "Traffic Shaper" (modelagem de tráfego). Selecione "Next" (Próximo) para configurar a modelagem de tráfego. Consulte o arquivo de texto "Read-Me" (Leia-me) que vem junto ao programa ou acesse o menu "Help" (Ajuda) caso não saiba como usar o programa.

  3. Ajuste as configurações da internet para o "traffic shaper" dentro da janela "Setup network speeds" (Configurar velocidades da rede) como desejar. Clique em "Next" (Próximo) para continuar.

  4. Ajuste as configurações dentro da janela "Voice over IP" (Voz sobre IP) como desejar. Clique em "Next" (Próximo) para continuar.

  5. Ajuste as configurações dentro da janela "Penalty Box" (Caixa de limitação de download e upload de arquivos) como desejar. Clique em "Next" (Próximo) para continuar.

  6. Ajuste as configurações dentro da janela "Peer to Peer networking" (Configuração de peer-to-peer) como desejar. Clique em "Next" (Próximo) para continuar.

  7. Ajuste as configurações dentro da janela "Network Games" (Jogos em rede) como desejar. Clique em "Next" (Próximo) para continuar.

  8. Ajuste as configurações dentro da janela "Raise or lower other Applications" (Aumentar ou diminuir a prioridade dos aplicativos) como desejar. Clique em "Next" (Próximo) para continuar.

  9. Clique no botão "Finish" (Finalizar) para completar a configuração do modelador de tráfego "pfSense". Nomeie a configuração e pressione a tecla "Enter" no teclado para concluir.

  10. Clique no texto "Status" dentro da janela principal do "pfSense". Procure o nome atribuído ao modelador de tráfego abaixo do texto "Queue" (Fila). Clique nele para utilizá-lo no seu computador.

O que você precisa

  • Programa de modelagem de tráfego
  • Conexão com a internet
  • Navegador web
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article