Por que as uvas apodrecem antes de amadurecerem?

Escrito por andrew leahey | Traduzido por laura pinheiro
Por que as uvas apodrecem antes de amadurecerem?
As videiras bem cuidadas produzem frutos em abundância por muitos anos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Algumas condições possíveis podem levar suas uvas a apodrecerem antes de amadurecerem na videira. Isso geralmente tem algo a ver com as condições de cultivo, cuidados ou doenças. Identificar o que está causando o apodrecimento de suas uvas se resume à eliminação de possíveis razões e implementação de melhores práticas de poda para maximizar seu rendimento.

Poda inapropriada

O cenário mais provável quando você se depara com uvas podres antes da maturação é que sua vinha cresceu excessivamente e tem produzido muitos cachos de uva para serem amadurecidos. A videira deve alocar recursos e energia para o crescimento de novas folhas e vinhas, bem como o armazenamento de água e carboidratos na forma de açúcar na fruta. Uma videira com muitos cachos de uva e folhagem não terá recursos suficientes para amadurecer seus frutos, e você encontrará uma grande quantidade de cachos em decomposição antes do amadurecimento. Pode sua videira no período de dormência, normalmente no meio do ano, em dois troncos principais com cinco braços cada.

Podridão negra de videiras

Se você achar que suas videiras estão perdendo frutas, com uvas individuais em um cacho ficando pretas e murchas, ou cachos inteiros secando e caindo depois de ficarem pretos, você pode estar enfrentando uma podridão pelo fungo ascomiceto. Ela é causada por uma infecção fúngica da videira e deve ser tratada com fungicidas. O miclobutanil é o ingrediente mais comum em fungicida utilizado para essa podridão negra. Siga as instruções no frasco e continue os tratamentos como uma medida preventiva após a podridão ter desaparecido.

Rega excessiva e insuficiente

Se sua videira não estiver recebendo água suficiente, você pode perceber que suas uvas estão permanecendo pequenas e, eventualmente, apodrecendo na videira. Se sua vinha for regada excessivamente, ela pode inchar e estourar, finalmente apodrecendo na videira após os açúcares interiores serem expostos ao ar. As videiras precisam de água, mas não gostam de terem raízes encharcadas, o que significa que elas não se dão bem em solos mal drenados.

Doenças

As videiras estão sujeitas a uma série de doenças, distúrbios e pragas, como larvas, bolor e perecimento. Identificar as doenças e distúrbios de videiras é uma pesquisa completa em si mesma e o serviço de extensão da região provavelmente poderá ajudá-lo a identificar e tratar o problema. Remova alguns cachos de uva e folhas afetadas, leve-os ao serviço de extensão e peça ajuda no tratamento de seu problema.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível