Mais
×

Como saber se uma vaca está pronta para dar cria

Atualizado em 17 abril, 2017

Saber quando uma vaca está pronta para entrar em trabalho de parto, ou "parir", é importante para a saúde dela e do bezerro. Há alguns sinais que você deve observar que podem indicar que a hora está chegando. É sempre bom se precaver e se preparar caso tenha que ajudar no parto. Se nunca passou por isso, você pode preferir ter um profissional do seu lado.

Instruções

Vacas geralmente têm só um bezerro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Examine as úberes da vaca e note se estão retesadas ou inchadas. Muitas vacas tendem a exibir inchaço nas tetas logo antes do parto.

  2. Fique atrás da vaca e examine sua vulva. Logo antes de começar a parir, sua vulva irá se protuberar. Isso será facilmente notável, pois a vulva irá pender e se balançar conforme o animal se move.

  3. Fique atento a inquietação e a comportamento solitário. Se uma vaca frequentemente se separa do rebanho, ou se deita e levanta repetidamente, ela pode estar perto de parir.

  4. Observe todo e qualquer sinal de estresse. Toda vaca lida com o parto de uma maneira diferente, mas se você conhece sua vaca e ela começar a agir de maneira estranha, pode ser hora de separá-la do rebanho e se preparar para ajudá-la a ter seu bezerro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article