Saúde

Vacinas recomendadas para bezerros recém-nascidos

Escrito por john michael | Traduzido por william texeira
Vacinas recomendadas para bezerros recém-nascidos

Há várias vacinas que devem ser administradas aos vitelos recém-nascidos

Cute calf image by Inger Anne Hulbækdal from Fotolia.com

Transformar um bezerro em uma vaca saudável começa no primeiro dia. Proporcionar as vacinas adequadas é crítico para a saúde dos vitelos, assim como da manada toda. Um bezerro não vacinado pode pegar uma doença que pode se espalhar rapidamente para todo o rebanho e, potencialmente, eliminá-lo. Prevenir, neste caso, é definitivamente melhor do que medicar e gastar milhares de reais. Há várias vacinas que devem ser administradas nos vitelos recém-nascidos.

Outras pessoas estão lendo

Vacinação clostridial

A vacinação clostridial protege contra sete doenças: carbúnculo sintomático, doença negra, edema maligno, tétano e três tipos de enterotoxemia. Essa vacina está disponível em diversas combinações, de dois a oito agentes. Os bezerros devem receber as vacinas com seis semanas de idade, seguido de um reforço de quatro a seis semanas mais tarde. Em um ano, os bezerros devem receber o seu reforço final, que irá protegê-los para o resto de suas vidas.

Agentes virais

Há quatro agentes virais que podem causar problemas respiratórios ou reprodutivos em vacas: rinotraqueite infecciosa bovina (RIB), diarreia viral bovina (DVB), parainfluenza tipo 3 (PI3) e o vírus respiratório sincicial bovino (VRSB). Cada agente tem sua própria vacinação. TSV-2 é para a prevenção de rinotraqueite infecciosa bovina. Uma vacina intranasal é utilizada para PI3. Escudo bovino VRSB é para vacinação contra o vírus sincicial respiratório bovino. Cada uma dessas deve ser administrada em um vitelo, em três a seis meses. Algumas requerem uma dose de reforço, três meses depois.

Acompanhamento

Vacinar os bezerros recém-nascidos é apenas metade da batalha. A outra metade está em monitorar as vacinas. É muito importante manter um bom sistema de monitoramento de rastreamento. Há um grande número de vacinas que cada vaca necessita para boa saúde, e elas são administradas em tempos diferentes e por vezes mais de uma vez . Seria muito difícil lembrar tudo isso de cabeça, especialmente se você tem um grande rebanho. Existem programas de gestão de gado, tais como CattleMax, Lions Edge e Cow Sense que podem ser úteis para ajudá-lo na localização de um rebanho. É importante ter um bom registro por várias razões. Uma das mais importantes é se você está pensando em vender as vacas no mercado. Isso é muito parecido com um registro de vacinação para as crianças quando elas vão para a escola, muitas escolas não matriculam crianças que não foram devidamente vacinadas. Muitos mercados não vendem vacas que não têm documentação adequada sobre vacinações. Reveja a vacinação de seus animais a cada ano com um veterinário que esteja familiarizado com o gado. Ele será capaz de identificar eventuais lacunas na programação e sugerir quaisquer outras vacinas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media