on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que o vaga-lume come?

Atualizado em 11 maio, 2018

As noites de verão no campo nunca estão completas sem a incrível luz emitida pelos vaga-lumes. Eles cintilam no crepúsculo enquanto voam pelos campos, buscando parceiros com seus famosos abdomens luminosos. Todos reconhecem o vaga-lume quando o veem, mas poucas pessoas sabem o que eles comem.

A larva do vaga-lume emite um brilho verde, assim como os adultos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os vaga-lumes são benéficos

Os vaga-lumes se encaixam na categoria de insetos benéficos; porque suas larvas, e algumas espécies adultas, se alimentam de pragas de jardim. As larvas do vaga-lume caçam e comem pequenos insetos, minhocas, caramujos e caracóis. Eles injetam uma variedade de ácidos digestivos em sua presa e sugam os sucos resultantes.

Loading...

Vaga-lumes adultos

Os vaga-lumes adultos raramente são vistos se alimentando e acredita-se que eles comem pouco ou quase nada. No entanto, eles ingerem pequenas porções de pólen e néctar. Considerando que os vaga-lumes passam a maior parte de suas vidas na fase de larva, imagina-se que eles armazenam alimento suficiente para passarem pelas suas vidas adultas relativamente curtas. Muitos morrem assim que acasalam.

Femme Fatale

Uma espécie de vaga-lume, photuris versicolor, come outros vaga-lumes. As fêmeas dessa espécie aprendem a imitar os sinais da photuris versicolor e usam esse conhecimento para atrair machos dessas espécies. Depois que os machos se aproximam, a fêmea os atacam e os comem. As photuris versicolor não produzem os químicos que os deixam com gosto ruim para suas presas; então, elas os adquirem comendo as photuris versicolor.

Ciclo de vida

Um vaga-lume passa uma pequena parte de sua vida como um adulto. A maior parte dessa expectativa de vida de dois anos é vivida como larva ou pupa. Essas larvas vivem sob ou sobre o chão, onde se alimentam vorazmente quando estão ativos. As larvas muitas vezes podem ser encontradas caçando em grupos para atacar presas maiores, como minhocas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...