Mais
×

Validade dos óleos de cozinha

Atualizado em 20 julho, 2017

A maioria das pessoas que cozinha provavelmente tem mais familiaridade ao usar óleos vegetais. Os óleos de cozinha são usados como um ingrediente no preparo de alimentos, mas também podem ser a base para fritar carnes, vegetais e outros ingredientes. No entanto, muitas pessoas não conhecem a validade dos óleos. Muitos óleos de cozinha são similares, mas possuem diferenças na validade e na forma de armazenamento.

Existe uma variedade de óleos com diversos prazos de validade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Óleos vegetais

Os óleos vegetais são, provavelmente, o tipo de óleo mais comumente usado. Eles são facilmente encontrados na seção de condimentos do supermercado. Como exemplos de óleos vegetais, temos o óleo vegetal comum, o óleo de canola, o óleo de milho e o óleo de girassol. Esses óleos são utilizados em várias receitas, seja para cozinhar, para preparar ou como condimento. A maioria dos óleos vegetais, se não forem abertos, têm validade de aproximadamente um ano. Uma vez aberto, o óleo vegetal pode ser usado com segurança dentro de quatro a seis meses.

Azeite de oliva e óleo de amendoim

O azeite de oliva e o óleo de amendoim exigem a mesma forma de armazenamento que os óleos vegetais. Contudo, esses óleos são capazes de ter uma validade maior, se forem tratados com um pouco mais de cuidado. Assim como os óleos vegetais, o azeite de oliva e o óleo de amendoim possuem validade aproximada de um ano, se fechados, e de quatro a seis meses se abertos. A diferença é que os dois têm altas quantidades de gordura monoinsaturada e se beneficiam ao serem armazenados na geladeira, onde o frio estende a sua validade de seis meses para aproximadamente um ano. O óleo refrigerado se torna turvo e engrossa, mas você pode deixá-lo descansar fora da geladeira antes de usá-lo.

Óleos de nozes e de gergelim

Os óleos de nozes e de gergelim são delicados e se tornam rançosos rapidamente, ainda que mantidos em um armário escuro e fresco. Guardados em uma despensa ou armário, esses óleos têm validade aproximada de quatro a seis semanas; contudo, se mantidos na geladeira, eles permanecerão frescos de dois a quatro meses. O frescor também depende da fabricação do óleo. Os óleos que possuem conservantes têm maior validade que as marcas completamente naturais que, por sua vez, são mais saudáveis. Armazene-os na geladeira, mas não se preocupe se eles engrossarem. Faça com que o óleo volte à sua consistência normal colocando a garrafa sob água morna.

Armazenando os óleos corretamento

Armazenar corretamente os óleos é a melhor forma de aumentar a validade de qualquer um deles, que devem sempre ser cobertos com firmeza e armazenados longe do calor, o que inclui armários ou despensas próximos ao fogão. Quanto menor o contato com o ar, mais fresco o óleo permanecerá e é por isso que colocá-los na geladeira é uma boa opção. Sempre cheire ou prove o óleo antes de usá-lo, caso você não o tenha usado há algum tempo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article