Conhecimento

O que é valproato de sódio?

Escrito por a. michelle caldwell | Traduzido por raissa oliveira
O que é valproato de sódio?

O valproato de sódio é um medicamento anticonvulsivante

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Valproato de sódio é usado para controlar e prevenir ataques epilépticos, no tratamento da mania (excitação frenética e anormal) e para prevenir enxaquecas. Informe o seu médico se você tiver quaisquer sintomas adversos ao usar o medicamento. Se você tiver uma reação alérgica ao valproato de sódio consulte um médico imediatamente. Ele não pode ser comprado sem receita, deve ser prescrito pelo seu médico.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O valproato de sódio é um derivado do ácido valérico, cuja fórmula molecular é C8H15NaO2. Trata-se de um sólido cristalino e branco, que é livremente solúvel em água.

Benefícios

O valproato de sódio pode cessar e diminuir a frequência e a gravidade das crises epilépticas, incluindo crises parciais complexas e crises de ausência simples e complexas. Em pessoas com transtorno bipolar, o medicamento pode tratar a fase maníaca. Ele pode prevenir a enxaqueca, mas não aliviá-la uma vez que uma crise já tenha se iniciado.

Como utilizar

Em forma de comprimido, o valproato de sódio é normalmente combinado com ácido valpróico. Os comprimidos podem ser tomados com uma refeição ou com o estômago vazio. Siga as instruções específicas do seu médico. As equipes médicas administram o medicamento por via intravenosa no hospital. Se você se sentir mal depois de começar a tomar o valproato de sódio, entre em contato com o seu médico.

Reações adversas

Os comprimidos de valproato de sódio podem causar sonolência, tonturas, insônia, nervosismo, queda de cabelo, diarreia, vômitos, dor abdominal, indigestão, perda de apetite, trombocitopenia, tremores, fraqueza, infecção do trato respiratório, dor de garganta, dificuldade respiratória, pressão arterial baixa, palpitação, edema periférico, taquicardia, dor torácica, amnésia, sonhos anormais, ansiedade, confusão, depressão, mal-estar, transtorno de personalidade, contusões, pele seca; minutos, redondo, hemorragia leve na pele ou em uma mucosa ou membrana serosa, coceira, erupção; interrupção da menstruação, menstruação dolorosa, arrotos, flatulência, vômitos de sangue, aumento do apetite, pancreatite, abscesso periodontal, alteração do paladar, aumento de peso, frequência urinária, incontinência urinária, vaginite, aumento da AST e ALT, marcha anormal, dor nas costas, rigidez, tensão e espasticidade dos músculos; incoordenação; cãibras nas pernas, dor muscular, fraqueza, queimação, formigamento, coceira ou formigamento da pele, espasmos, visão turva, visão anormal, movimentos rápidos, involuntários e oscilatórios do globo ocular, surdez, otite média, zumbido nos ouvidos, sangramento do nariz, aumento da tosse, pneumonia e sinusite. Quando administrado por injeção, o valproato de sódio pode causar dor no peito, dor de cabeça, inflamação, dor e reação alérgica no local da injeção, dilatação das veias, sudorese, dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, tonturas, euforia, sensação anormalmente fraca de dor, calor, frio ou tato; nervosismo, queimação, formigamento, coceira ou formigamento da pele, sonolência, tremores, dor de garganta e alteração do paladar.

Considerações importantes

Se você já teve uma reação alérgica a um produto que contém o valproato de sódio ou ácido valpróico, não se esqueça de informar o seu médico antes de usar o medicamento. Se você tiver uma reação alérgica (erupção cutânea, comichão, dificuldade em respirar) ao valproato de sódio consulte um médico imediatamente.

Aviso

A overdose de valproato de sódio pode causar sonolência, batimentos cardíacos irregulares e perda de consciência. Se você tiver algum destes sintomas, consulte um médico imediatamente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media