As vantagens de um armazém centralizado

Escrito por dennis hartman | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens de um armazém centralizado
Armazéns representam um investimento considerável (warehouse image by Niki from Fotolia.com)

Toda empresa que vende produtos precisa de uma forma eficaz de gerenciar seu estoque, seja ela uma pequena empresa local ou uma multinacional fabricante ou revendedora. A gestão de estoques envolve muitas decisões complicadas e pode afetar a maneira como a empresa opera. Para algumas empresas, a escolha entre um armazém centralizado ou vários regionais afetará também outras decisões de gerenciamento de estoque.

Outras pessoas estão lendo

Custos reduizidos

Uma das principais vantagens de um armazém centralizado é a economia que ele oferece. Construir, contratar pessoal, manter a segurança e gerenciar o estoque consome uma soma considerável de dinheiro, e vários armazéns multiplicam essa despesa. Se você dirige uma fábrica, um armazém central local pode usar o terreno para localizar sua unidade de produção próxima ao armazenamento e ao centro de distribuição, eliminando a necessidade de transportar mercadorias de um local para o outro. Um único armazém pode representar uma grande economia, especialmente se você escolher uma localização onde o terreno ou o espaço de armazenagem seja barato e central para para os seus clientes vai facilitar e agilizar o transporte.

Pessoal

Uma empresa com um armazém central também possui uma vantagem em termos de pessoal. Mesmo que um armazém centralizado precise de muito espaço para substituir vários regionais, continua exigindo menos trabalhadores do que seria necessário em vários locais, tanto em termos de segurança, gestão de pessoal, controle de estoque quanto em relação aos estivadores que carregam, preparam e descarregam o estoque. Menos trabalhadores significa uma folha de pagamento mais enxuta e redução de custos adicionais.

Além disso, o pessoal de um armazém centralizado permite que você tenha gestores de estoque com mais experiência ou especialização, uma vez que vai precisar de menos profissionais e então poderá contratá-los com salários maiores e exigir mais eficiência.

Simplicidade

Os armazéns centralizados simplificam o gerenciamento do estoque. Os clientes vão saber quanto tempo os pedidos levam para ser despachados. Armazéns grandes também são mais fáceis de controlar, pois possuem uma única instalação para ser examinada, em vez de vários relatórios de estoque que devem ser compilados, o que aumenta as chances de erros. Finalmente, você vai poder implementar novas políticas de gestão de estoque no depósito centralizado, sem necessidade de coordenar esforços em vários armazéns de sua cadeia de abastecimento.

Possíveis inconvenientes

Os armazéns centralizados são uma alternativa aos locais e aos centros de distribuição que colocam o estoque mais perto de maior número de clientes. Os armazéns locais proporcionam aos gestores maior controle com base nas condições de mercado locais ou necessidades especiais de distribuição que não se aplicam a outros lugares, tais como atrasos sazonais em razão do clima e podem reduzir os prazos de envio, uma vez que há uma maior probabilidade de que os clientes estejam geograficamente perto do armazém. Finalmente, os armazéns regionais dão opções apoio às empresas no caso de uma unida estar temporariamente inacessível ou danificada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível