As vantagens de arrumar a sala de aula em formato de "U"

Escrito por alane michaelson | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens de  arrumar a sala de aula em formato de "U"
Organizar as carteiras dos alunos em fileiras não é a única escolha disponível para professores (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Antes de dar as boas-vindas aos alunos, o professor deve decidir sobre a organização das carteiras. Há muitos modos disponíveis, e a configuração selecionada determinará o modo como as aulas serão apresentadas, como o comportamento da sala será controlado e como circular pela sala. Em uma disposição em formato de "U", todas as carteiras apontam para um ponto central com uma abertura na frente da sala, como uma ferradura.

Outras pessoas estão lendo

Debate em grupo

Para professores dando aulas que têm muitos debates como arte, escrita ou literatura, uma configuração das carteiras em "U" pode ser ideal. Essa disposição permite conversações da sala como um grupo, uma vez que os alunos são todos capazes de ver uns aos outros e o professor ao mesmo tempo. Ninguém consegue se esconder no fundo da sala e evitar a participação, então mesmo os alunos mais introvertidos podem ser inseridos.

As vantagens de  arrumar a sala de aula em formato de "U"
Através da disposição em "U", é mais fácil fazer com que alunos tímidos participem (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Controle do comportamento

Uma vez que a disposição de carteiras em "U" promove o contato visual e desobstrui a passagem para os professores, essa organização pode ajudar a melhorar o comportamento da classe. Tal configuração ajuda o professor a ficar de olho nas ações de todos e rapidamente detectar e resolver conflitos ou problemas de disciplina. Tal como em discussões em sala de aula, os alunos não sentem-se escondidos, e isso pode encorajá-los a melhorar o comportamento.

As vantagens de  arrumar a sala de aula em formato de "U"
É mais fácil controlar o comportamento através da disposição das carteiras em "U" (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Demonstrações práticas

Em química, arte ou outros ambientes de aprendizagem prática, a configuração em "U" permite a todos os alunos igual acesso a visualizar demonstrações. Posicionar os alunos de forma que possam ver o quadro branco e a frente do laboratório ou o espaço de trabalho permitirá ao professor explicar e demonstrar a lição do dia, sem precisar interrompê-la para reorganizar ou se mover pela sala. De modo semelhante, essa disposição cria um palco natural para as performances e apresentações dos alunos durante o ano letivo.

As vantagens de  arrumar a sala de aula em formato de "U"
É muito importante ter uma visualização clara das experiências nas aulas de química (Ableimages/Lifesize/Getty Images)

O fluxo dos alunos

A organização em "U" pode requerer mais espaço na sala de aula, mas dará muitas opções para controlar o fluxo de tráfego. Para o professor, nada obstruirá o caminho para recolher papéis ou responder perguntas. Quando apresentar aos alunos a nova disposição das carteiras, pode-se determinar a sala como um caminho de mão única onde alunos devem sempre andar no sentido horário. Para alunos jovens, isso pode ser importante para evitar acidentes e conflitos . A parte aberta do "U" também proporciona um espaço para os alunos se moverem durante os intervalos.

As vantagens de  arrumar a sala de aula em formato de "U"
A disposição em "U" favorece o fluxo dos alunos com segurança (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível