Vantagens e benefícios do organismo geneticamente modificado

Escrito por gregory hamel | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e benefícios do organismo geneticamente modificado
OGM pode ser mais resistente que outros organismos (Corn image by DSL from Fotolia.com)

Os organismos geneticamente modificados, ou OGM, são organismos vivos que foram alterados através da engenharia genética. O propósito de se criar OGM é o de combinar genes de diferentes organismos em um só, geralmente para fins de consumo como fonte de alimento. Usar trangênicos na agricultura traz muitos benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Resistência a insetos e doenças

Um dos maiores benefícios do OGM é seu potencial de acrescentar resistência natural e saúde aos organismos. Um OGM pode ser potencialmente criado para ter resistência a infestação de insetos e doenças das plantas. Por exemplo, um certo tipo de milho pode produzir uma grande quantidade de alimento, mas ser suscetível a insetos, enquanto outro tipo de milho repele os insetos, mas produz uma baixa quantidade de alimentos. Se a resistência ao inseto da planta de baixo de rendimento for combinada com a planta de rendimento elevado, um novo transgênico pode ser feito para fornecer uma grande quantidade de alimentos e resistência a insetos. Outro benefício da maior resistência da planta é que ela tem potencial para reduzir a quantidade de produtos químicos usados para protegê-la contra insetos e doença, podendo assim reduzir a poluição ao meio ambiente.

Resistência produtos químicos

Algumas plantas são suscetíveis a ervas daninhas que competem pelos mesmos nutrientes. Outro benefício do OGM é o potencial para aumentar a resistência química das plantações, permitindo que os herbicidas usados prejudiquem apenas as ervas daninhas. Isto, por sua vez, pode aumentar o rendimento da lavoura.

Nutrientes

Organismos geneticamente modificados são especialmente importantes para países em desenvolvimento onde a nutrição é a maior preocupação. Os OGM oferecem um potencial para aumentar o valor nutricional das plantas. Por exemplo, uma região pode depender fortemente uma certa cultura como o arroz ou milho, que por sua vez pode não ter todas as vitaminas e minerais necessários para uma alimentação adequada. Uma planta que normalmente oferece pouca ou nenhuma vitamina A pode ser combinada com os genes de uma outra planta que é rica em vitamina A. O transgênico pode introduzir novas fontes de nutrientes essenciais que podem combater os problemas de saúde causados por essa deficiência.

Rentabilidade

Os benefícios do OGM podem ter o efeito adicional de aumentar a rentabilidade da agricultura. Ter plantas que são mais capazes de resistir a diversas doenças pode aumentar o rendimento da lavoura, enquanto reduz a quantidade de dinheiro gasto em esforços para proteger as plantas. De acordo com a Monsanto.com, agricultores tiveram um lucro de 20 bilhões de reais em 2007 com o plantio de OGM, ao qual foi atribuído o aumento da produção e a redução dos custos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível