×
Loading ...

As vantagens e desvantagens das algas

Atualizado em 17 abril, 2017

As algas são organismos simples e fotossintéticos, com as plantas. Elas são geralmente unicelulares, mas também existem como organismos multicelulares. Elas são a mancha verde vista acima da superfície das lagoas. As algas são um grupo diversificado de entidades e algumas de sua espécie são microscópicas e não visíveis a olho nu. Acredita-se que elas sejam prejudiciais ao ambiente e à vida aquática, mas uma quantidade limitada de algas também é necessária para uma lagoa saudável.

As algas são a camada verde de plantas que você normalmente vê na superfície de lagos ou em qualquer lugar em que a água esteja parada por um determinado tempo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Crescimento de algas

As algas são encontradas em água doce, salgada e também podem crescer em solo úmido e em rochas. Elas podem suportar e crescer em águas quentes e frias. As algas unicelulares crescem simplesmente dividindo-se em duas. Elas também podem reproduzir-se através da reprodução assexuada e alimentam-se através do processo de fotossíntese, como as plantas. Alguns tipos também se alimentam de relações simbióticas, parasitas e saprófitas com outras árvores ou plantas aquáticas.

Loading...

Biocombustíveis das algas

Um dos principais benefícios que pode ser tirado das algas é o biocombustível. Recursos energéticos, como petróleo, gás e gasolina começam a ficar escassos às necessidades do mundo. Para lidar com isso, os cientistas descobriram uma maneira de fazer combustível de material vegetal. O teor de óleo em algumas algas é de até 40%, que pode ser processado para produzir o biodiesel. As algas com altas concentrações de carboidratos podem ser utilizadas para produzir etanol.

Vantagens

Ao contrário da crença tradicional, existem muitas maneiras em que as algas podem ser usadas para beneficiar os seres humanos. Elas são ricas em proteínas, minerais e nutrientes, e podem ser usadas como fertilizantes para melhores colheitas. Diferentes tipos de algas são utilizados em vários medicamentos, cosméticos, alimentação para gado e no controle de poluição. Os animais aquáticos também se beneficiam bastante, pois elas fornecem alimento para os micro-organismos que os peixes comem. Elas também fornecem sombra para os animais aquáticos que habitam em lagoas e também enriquece a água com oxigênio através do processo de fotossíntese, também beneficiando-os.

Desvantagens

Além de serem benéficas para a vida marinha, grandes quantidades de algas também são prejudiciais a ela. Devido a sua rápida reprodução, as algas às vezes bloqueiam a luz solar, impedindo que alcance as plantas no fundo, resultando na morte delas. Os receptáculos das algas que crescem na água podem causar a morte dos animais por estrangulamento. O processo de derivação de biocombustível das algas é caro e requer temperaturas constantes e, portanto, não pode ser totalmente aproveitado. Além de ser prejudicial para os animais aquáticos, as algas também matam a beleza do ambiente, já que as lagoas cobertas de algas ficam com aparência suja e feia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...