Mais
×

Vantagens e desvantagens de alimentos secos por congelamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A secagem por congelamento é um processo também conhecido como liofilização. O alimento é rapidamente congelado, então colocado no vácuo, de modo que toda a umidade seja removida através da evaporação do gelo. O alimento é então empacotado para garantir que nenhuma umidade nem gás oxigênio atinjam o produto. Esse processo foi desenvolvido na Segunda Guerra Mundial para preservar o plasma sanguíneo nos campos de batalha.

Alimentos liofilizados podem ser saborosos e ter benefícios nutricionais (dried mushrooms image by Christopher Meder from Fotolia.com)

Vantagens

O processo de liofilização preserva o sabor e as vitaminas essenciais, já que não há danos por calor ao produto final. Entre suas vantagens está a reidratação rápida, já que o alimento é pré-cozido, de maneira que a preparação da refeição seja rápida e fácil. Alimentos liofilizados são leves e fáceis de transportar, então eles são particularmente adequados para mochilões e acampamentos. Outro benefício é uma longa vida útil, então se você não utilizar a comida em uma viagem, ela pode ser facilmente guardada para outra data. Quando reidratados, os alimentos também devem reter a maior parte de seu volume inicial, já que o encolhimento no processo é mínimo.

Alimentos liofilizados são leves, ideais para mochilões (backpacker image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Desvantagens

Uma desvantagem dos alimentos liofilizados é que eles podem ser mais caros que comidas desidratadas ou enlatadas. Durante o processo de secagem por congelamento, alguns alimentos devem ser pré-tratados para evitar danos, como perda de cor. Algumas comidas são danificadas por essa técnica, e o esfarelamento fácil do produto pode ser um impedimento quando ele for empacotado. Embora o alimento deva ter uma longa vida útil, essa vantagem é altamente reduzida em itens liofilizados não armazenados em ambientes com baixo teor de umidade.

O custo de alimentos liofilizados pode ser um impeditivo (Leather Money Purse with Dollars image by Sujit Mahapatra from Fotolia.com)

Alimentos liofilizados mais comuns

Alguns dos itens liofilizados mais comuns incluem ervas e temperos, café instantâneo, vegetais encontrados em pacotes de sopas, frutas, carnes e temperos alimentícios.

Café instantâneo é um dos produtos liofilizados mais comuns (instant kaffee image by Otmar Smit from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article