Vantagens e desvantagens da amostragem sistemática

Escrito por chuck robert | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens da amostragem sistemática
A amostragem sistemática deve criar uma amostra representativa utilizando um processo de seleção padronizado (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A estatística é uma ferramenta que permite tomar decisões informadas. Se um levantamento revela que uma porcentagem de trabalhadores de uma área não está empregada, os jovens podem incluir esse dado na escolha de uma carreira. A amostragem, processo no qual os pesquisadores selecionam aleatoriamente os participantes, pode ser cara e demorada, especialmente com grandes grupos amostrais. No entanto, a amostragem sistemática — um processo no qual os pesquisadores selecionam uma amostra representativa utilizando um padrão — pode ser uma boa forma de economizar. Por exemplo: uma locadora pode entrevistar cada décimo cliente que retornar com o vídeo para completar uma pesquisa.

Outras pessoas estão lendo

Rapidez e conveniência

A amostragem se baseia na seleção de indivíduos ou objetos. Na amostragem padronizada, pesquisadores padronizam a forma de ordenar as unidades da população. Por exemplo: um verificador pode examinar cada terceiro lote de amendoim. As amostras sistemáticas são muito simples, rápidas e convenientes para aqueles que já têm uma lista de unidades na população. Estatísticos se beneficiam do uso dessa amostragem ao estudar grandes populações porque ela abrange a área de maneira uniforme. Por exemplo, se um departamento estadual estuda como moradores usam o protetor solar, ele deve idealmente ter uma amostra de todo o estado, em vez de apenas amostras de alguns municípios.

Periodicidade

Eventos que ocorrem em intervalos regulares têm periodicidade. Por exemplo: um programa de televisão que vai ao ar toda terça-feira às 20h tem periodicidade. Em um estudo, a população de amostragem pode ter características desse tipo. Por exemplo: o salmão pode nadar a jusante no rio no mesmo período em cada ano. Pesquisadores também podem notar um padrão de periodicidade. Por exemplo: pode haver mais ursos em uma região sempre que o salmão nada a jusante. Entretanto, a periodicidade na amostra pode não coincidir com a periodicidade padrão.

Em outro exemplo, um estatístico pode selecionar aleatoriamente os membros de um clube para um estudo. No entanto, os participantes selecionados podem não representar as proporções reais dos membros na população. A amostra selecionada pode englobar apenas membros que têm diabetes, mas, na verdade, nem todos os frequentadores apresentam essa condição. Situações em que os participantes da amostra possuem características que são bastantes diferentes das normas da população amostrada são improváveis, e repetir o estudo em uma data posterior revelará as anormalidades no estudo.

Média de amostras

Segundo o site da Universidade de Stony Brook, encontrar várias amostras e repetir o estudo pode aumentar as chances de obter resultados globais precisos. Um pesquisador pode, por exemplo, estudar a prevalência de uma determinada doença entre batatas, examinando-as em quatro diferentes fazendas de cultivo. Uma fazenda pode ter um número extremamente elevado de patógenos devido a práticas agrícolas pobres. Ao selecionar quatro propriedades diferentes para um segundo estudo e calcular a média dos resultados da primeira e da segunda fazenda, a fazenda anormal passa a representar apenas 12,5% dos resultados médios, em vez de 25%.

Influências

A amostragem sistemática é um tipo de amostragem probabilístico, o que significa que o pesquisador precisa assegurar que a amostra representa igualmente todos os membros da população. Se isso não acontecer, os resultados serão distorcidos, divergentes das características reais da população. Um estudo pode relatar, por exemplo, que 70% dos residentes de Campinas se opõem a uma determinada greve. No entanto, se a pesquisa for realizada perguntando apenas aos alunos da UNICAMP, os resultados serão distorcidos, uma vez que a pesquisa não representará todos da cidade.

Os pesquisadores podem evitar influências externas se selecionarem as unidades de amostragem de uma forma sistemática. Em vez de confiar apenas em estudantes universitários, uma alternativa é chamar cada centésimo residente listado na lista telefônica e entrevistá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível